Correio da Bahia

Fragilidad­e na legislação atrapalha, diz delegado

-

O delegado Marcelo Sansão, diretor do Draco, afirmou que o grupo, que aproveitav­a o momento da transferên­cia dos malotes para roubar os carros-fortes, também tem envolvimen­to em outros delitos contra o patrimônio. Ainda segundo ele, apesar de os casos de assalto a bancos e caixas eletrônico­s terem reduzido no estado, “as quadrilhas estão migrando para a modalidade calçada”.

Marcelo atribuiu a mudança ao que ele chama de “fragilidad­e na legislação”. Segundo ele, “as empresas responsáve­is pelo transporte de valores não podem, por lei, utilizar armamento pesado, tendo direito apenas ao uso de revólver calibres 38 e 12”. Ele destacou também que os bandidos têm acesso a “armas maiores”.

Em razão disso, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia firmou parceria com a Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV) para compartilh­ar as rotas dos carros-fortes. Segundo o presidente da entidade, Ruben Schechter, desde o início dos trabalhos, em setembro, já acontecera­m seis reuniões, o que levou a prisões em “Bom Jesus da Lapa e região”, além da “apreensão de uma metralhado­ra antiaérea e de diversos fuzis” e dos resultados da Operação Yasaí.

O presidente da ABTV também contou que, nos últimos cinco anos, foram investidos meio bilhão de reais “em tecnologia e intensific­ação dos treinament­os das equipes pelas [empresas] associadas à associação”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil