In­ter­ven­ção no Rio não de­ve­rá ser pror­ro­ga­da

Correio da Bahia - - Mais -

A in­ter­ven­ção fe­de­ral no Rio de Ja­nei­ro não de­ve ser pror­ro­ga­da, afir­mou on­tem o pre­si­den­te elei­to Jair Bol­so­na­ro. “Eu as­su­min­do, não a pror­ro­ga­rei”, en­fa­ti­zou.

Bol­so­na­ro dis­se que só per­mi­ti­rá que for­ças fe­de­rais con­ti­nu­em a atu­ar na se­gu­ran­ça pú­bli­ca se hou­ver ga­ran­ti­as que di­fi­cul­tem que es­ses agen­tes se­jam pro­ces­sa­dos por mor­tes em ação.

Con­for­me o de­cre­to em vi­gor, a in­ter­ven­ção fe­de­ral na se­gu­ran­ça do Rio de­ve­rá aca­bar em de­zem­bro. Uma eventual pror­ro­ga­ção de­pen­de­ria de no­vo de­cre­to.

“Eu qu­e­ro uma re­ta­guar­da ju­rí­di­ca pa­ra as pes­so­as que fa­zem a se­gu­ran­ça no Bra­sil. Não pos­so ad­mi­tir que os in­te­gran­tes das For­ças Ar­ma­das, da PF, de­pois do cum­pri­men­to da mis­são, res­pon­dam a pro­ces­so”, dis­se.

“O que é a re­ta­guar­da ju­rí­di­ca? É a cer­te­za que o ho­mem que tem ar­ma à sua dis­po­si­ção, ca­so se­ja obri­ga­do a uti­li­zá-la no fi­nal da mis­são, te­nha a tran­qui­li­da­de que não se­rá sub­me­ti­do a uma au­di­to­ria ou jú­ri”, acres­cen­tou.

Opo­si­to­res do pre­si­den­te elei­to, no en­tan­to, afir­mam que a ‘re­ta­guar­da ju­rí­di­ca’ que ele de­se­ja cor­res­pon­de­ria a uma ‘li­cen­ça pa­ra a po­lí­cia ma­tar im­pu­ne­men­te’.

O pre­si­den­te elei­to tam­bém des­ta­cou mais uma vez que a se­gu­ran­ça se­rá o as­sun­to mais ca­ro ao seu go­ver­no. “A se­gu­ran­ça in­do bem, o Bra­sil vai bem nos de­mais se­to­res: eco­no­mia, tu­ris­mo, en­tre ou­tros. E o que nós te­mos que fa­zer é uma le­gis­la­ção que ini­ba re­al­men­te as pes­so­as de co­me­ter cri­me”, acres­cen­tou.

On­tem, Bol­so­na­ro tam­bém co­men­tou so­bre a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia. Em even­to em Ca­cho­ei­ra Pau­lis­ta (SP), ele de­mons­trou con­tra­ri­e­da­de com a re­for­ma apre­sen­ta­da pe­lo pre­si­den­te Mi­chel Te­mer. Ao dar en­tre­vis­ta a jor­na­lis­tas, Bol­so­na­ro dis­se que é pre­ci­so “to­mar cui­da­do” com a me­di­da apre­sen­ta­da pe­lo pre­si­den­te Mi­chel Te­mer. “Ela não es­tá jus­ta, no meu en­ten­der. Não po­de­mos que­rer sal­var o Bra­sil ma­tan­do o ido­so”. Ele, não quis de­ta­lhar qual pro­pos­ta apre­sen­ta­rá, mas dis­se que­rer a re­for­ma no pri­mei­ro ano do man­da­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.