Pla­no afe­ta uni­da­des his­tó­ri­cas no in­te­ri­or

Correio da Bahia - - Mais -

Es­co­las tra­di­ci­o­nais em ci­da­des do in­te­ri­or tam­bém in­te­gram a lis­ta de uni­da­des que po­dem ser fe­cha­das pe­lo go­ver­no do es­ta­do. Os ru­mo­res co­me­ça­ram em ou­tu­bro e já mo­ti­va­ram pro­tes­tos de alu­nos e pro­fes­so­res.

Uma de­las é o Ins­ti­tu­to Pon­te No­va, em Wag­ner, na Cha­pa­da Di­a­man­ti­na. A es­co­la tem 112 anos de his­tó­ria e foi cri­a­da por mis­si­o­ná­ri­os pres­bi­te­ri­a­nos dos Es­ta­dos Uni­dos que eram da Mis­são Cen­tral do Bra­sil.

Na épo­ca, so­men­te três ou­tras ci­da­des pos­suíam es­ta­be­le­ci­men­tos de en­si­no mé­dio: Sal­va­dor, Ilhéus e Ca­e­ti­té. Ca­so o en­cer­ra­men­to das ati­vi­da­des se­ja con­fir­ma­do, os alu­nos se­rão trans­fe­ri­dos pa­ra o Cen­tro Ter­ri­to­ri­al de Edu­ca­ção Pro­fis­si­o­nal (Ce­tep) da Cha­pa­da.

Ou­tra cen­te­ná­ria é a Es­co­la Es­ta­du­al Ma­ria Qui­té­ria, em Fei­ra de San­ta­na. Com 101 anos de his­tó­ria, es­tá lo­ca­li­za­da na Pra­ça Fróes da Mo­ta, aten­de a alu­nos de di­ver­sas lo­ca­li­da­des e foi a pri­mei­ra es­co­la de me­ni­nas do mu­ni­cí­pio. Se­gun­do pro­fes­so­res, a es­co­la só vai fun­ci­o­nar até de­zem­bro. Os fun­ci­o­ná­ri­os es­tão sen­do co­mu­ni­ca­dos da trans­fe­rên­cia pa­ra ou­tras es­co­las.

Em Ita­bu­na, o Co­lé­gio Es­ta­du­al Ses­qui­cen­te­ná­rio (Ci­so), que com­ple­ta 50 anos em 2018, se des­ta­ca pe­la es­tru­tu­ra es­por­ti­va. Pro­fes­so­res e alu­nos fo­ram co­mu­ni­ca­dos no iní­cio de no­vem­bro so­bre o fe­cha­men­to e trans­fe­rên­cia dos es­tu­dan­tes pa­ra ou­tras uni­da­des.

O Ci­so já for­mou atle­tas que se des­ta­cam em com­pe­ti­ções na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais. Uma de­las é a na­da­do­ra Ísis Ro­sá­rio, que in­te­gra a se­le­ção bra­si­lei­ra e foi for­ma­da no co­lé­gio. No ano pas­sa­do, ela ga­nhou o Sul-Ame­ri­ca­no de Na­ta­ção, re­a­li­za­do na Colôm­bia.

So­bre es­ses ca­sos, a SEC in­for­mou que, con­for­me acor­da­do em reu­nião re­a­li­za­da na úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra en­tre ges­to­res da se­cre­ta­ria, re­pre­sen­tan­tes da APLB e dos es­tu­dan­tes, “se­rá re­a­li­za­do o aten­di­men­to es­pe­cí­fi­co em ca­da uni­da­de es­co­lar pa­ra dis­cu­tir o pla­no de re­es­tru­tu­ra­ção da re­de es­co­lar”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.