Fim me­lan­có­li­co

Correio da Bahia - - Esporte -

Pal­mei­ras e Vi­tó­ria en­tra­ram em cam­po, na Al­li­anz Are­na, on­tem, com seus destinos de­fi­ni­dos. De um la­do, o Ver­dão, con­sa­gra­do cam­peão, es­ta­va vol­ta­do ape­nas em comemorar com a tor­ci­da. De ou­tro, o Leão, já re­bai­xa­do à Sé­rie B, que­ren­do evi­tar mais um re­sul­ta­do ne­ga­ti­vo.

Di­an­te de mui­ta fes­ta da tor­ci­da, qu­em se deu me­lhor foi mes­mo o an­fi­trião, que já ti­nha a mar­ca do ata­que mais po­si­ti­vo. Con­tra a de­fe­sa mais va­za­da e em dia de que­bra de re­cor­de de pú­bli­co do es­tá­dio al­vi­ver­de - com 41.256 pre­sen­tes -, os pau­lis­tas co­me­mo­ra­ram o de­ca­cam­pe­o­na­to com placar em van­ta­gem: 3x2.

O placar foi aber­to por Edu Dra­ce­na no pri­mei­ro tem­po, se­gui­do de Gus­ta­vo Scar­pa no se­gun­do. Ya­go, de pê­nal­ti, des­con­tou e Lu­an em­pa­tou pa­ra o Leão. Cou­be a Bru­no Hen­ri­que se­lar a con­quis­ta.

Fai­xas ver­des, bran­cas e ver­me­lhas es­ta­vam pre­sen­tes na ar­qui­ban­ca­da e ro­jões fo­ram ou­vi­dos an­tes mes­mo da par­ti­da ser ini­ci­a­da. Nem quan­do o Vi­tó­ria em­pa­tou a tor­ci­da de­sa­ni­mou. O tem­po to­do, gri­ta­va-se “de­ca­cam­peão”.

Com os dois ti­mes sem pre­ten­sões, am­bos fi­ze­ram um jo­go me­nos pe­ga­do. Deu pa­ra se per­ce­ber lo­go no pri­mei­ro tem­po, com al­to o nú­me­ro de fi­na­li­za­ções (12 a 7) e bai­xo nú­me­ro de fal­tas (6 a 2).

O Pal­mei­ras che­gou a 80 pon­tos, igua­lan­do a cam­pa­nha de 2016, no seu ene­a­cam­pe­o­na­to com Cu­ca. Fi­cou atrás ape­nas do Co­rinthi­ans de 2015 em pon­tu­a­ção no Bra­si­lei­rão com 20 clu­bes por pon­tos cor­ri­dos.

Já o rubro-ne­gro fi­cou com 37 pon­tos, na pe­núl­ti­ma co­lo­ca­ção. E con­fir­mou sua pi­or cam­pa­nha na era dos pon­tos cor­ri­dos. O de­sem­pe­nho foi abai­xo do de 2014, quan­do en­cer­rou a Sé­rie A com 38 pon­tos.

O pri­mei­ro tem­po já da­va o tom do jo­go. Pal­mei­ras, com pos­se de bo­la mui­to mai­or aos 8 mi­nu­tos, ti­nha 69% do tem­po do­mi­nan­do -, se­guia tro­can­do bem os pas­ses. Aos 6, Gus­ta­vo Scar­pa te­ve uma lin­da chan­ce de abrir o placar, quan­do re­ce­beu de Du­du. A re­don­da, po­rém, su­biu de­mais e saiu pe­la li­nha de fun­do.

Três mi­nu­tos de­pois, Scar­pa le­van­tou a bo­la pa­ra o meio da área, se­gui­do de um cor­te fei­to pe­la de­fe­sa do Vi­tó­ria. A bo­la che­gou a pe­gar na mão de Bru­no Bispo, mas o ár­bi­tro He­ber Ro­ber­to Lo­pes - cor­re­ta­men­te - man­dou se­guir.

Aos 14, o Leão te­ve uma lin­da chan­ce com Ya­go, que chu­tou de lon­ge, mas viu a bo­la pas­sar per­to da tra­ve es­quer­da do go­lei­ro We­ver­ton. So­fren­do mui­ta pres­são do Ver­dão, os rubro-ne­gros, por pou­co, não vi­ram o que se­ria um go­la­ço do ri­val. Fe­li­pe Me­lo lan­çou May­ke, que dri­blou e man­dou pa­ra Bor­ja. Só que a bo­la foi por ci­ma do gol.

Na sequên­cia, foi a vez do Vi­tó­ria per­der uma lin­da chan­ce, mas May­ke cor­tou e sal­vou. Léo Go­mes tam­bém ten­tou fa­zer o seu, dan­do um be­lo dri­ble em Lu­cas Li­ma e ar­ris­can­do de lon­ge, mas sem di­re­ção.

O Pal­mei­ras con­ti­nu­ou pres­si­o­nan­do, ga­nhan­do es­can­tei­os. Já o Leão se­guia ten­tan­do abrir o placar nos con­tra-ata­ques, mas, em meio a for­te mar­ca­ção do ri­val, era blo­que­a­do. Aos 42 mi­nu­tos, veio o que pa­re­cia mes­mo ine­vi­tá­vel: gol do cam­peão. Bru­no Hen­ri­que chu­tou da en­tra­da da área, a bo­la ex­plo­diu na de­fe­sa ru-

We­ver­ton, May­ke, Antô­nio Car­los, Edu Dra­ce­na e Vic­tor Luis; Fe­li­pe Me­lo, Bru­no Hen­ri­que, Lu­cas Li­ma (Gu­er­ra) e Gus­ta­vo Scar­pa (Moi­sés); Du­du e Bor­ja (Dey­ver­son) Téc­ni­co Fe­li­pão

João Ga­bri­el, Ce­dric, Lu­cas Ri­bei­ro, Bru­no Bispo e Fa­bi­a­no; Wil­li­an Fa­ri­as (Nick­son); Lu­cas Fer­nan­des (Erick), Léo Go­mes, Ya­go e Lu­an; Léo Ce­a­rá (Eron)

Téc­ni­co João Bur­se

Al­li­anz Are­na

Gols Edu Dra­ce­na, aos 42 mi­nu­tos do pri­mei­ro tem­po; Gus­ta­vo Scar­pa, aos 11, Ya­go, aos 25, Lu­an, aos 27, e Bru­no Hen­ri­que, aos 44 do se­gun­do Car­tão ama­re­lo Dey­ver­son e Fe­li­pe Me­lo (Pal­mei­ras); Lu­cas Ri­bei­ro e Lu­an (Vi­tó­ria) Pú­bli­co 41.256 pes­so­as Ren­da 3.514.618,30 Ár­bi­tro He­ber Ro­ber­to Lo­pes, au­xi­li­a­do por Hen­ri­que Neu Ri­bei­ro e Eder Ale­xan­dre (trio de San­ta Catarina). bro-ne­gra. Du­du pe­gou a so­bra, cru­zou na me­di­da Edu Dra­ce­na ca­be­ce­ar for­te pa­ra abrir o placar.

Na vol­ta pa­ra o se­gun­do tem­po, o Pal­mei­ras re­tor­nou co­mo aca­bou a eta­pa ini­ci­al: pres­si­o­nan­do. Dey­ver­son, que en­trou no lu­gar de Bor­ja, já ten­ta­va ca­be­ce­ar lo­go no pri­mei­ro mi­nu­to, mas sem pe­ri­go. O Vi­tó­ria res­pon­deu com Lu­an, que ba­teu co­lo­ca­do, mas jo­gou a bo­la pa­ra fo­ra. Em se­gui­da, o Ver­dão qu­a­se mar­cou o se­gun­do com Du­du.

Mas, se o jo­ga­dor não con­se­guiu fa­zer o de­le ali, aju­dou a am­pli­ar o placar lo­go em se­gui­da, aos 11 mi­nu­tos. Em co­bran­ça de fal­ta en­sai­a­da, to­cou pa­ra Scar­pa, que chu­tou for­te e con­tou com des­vio: 2x0.

Gus­ta­vo Scar­pa, de no­vo, por pou­co não fez o ter­cei­ro, qua­tro mi­nu­tos de­pois. Lu­cas Li­ma re­ce­beu na área e to­cou pa­ra o meia, que che­gou em ve­lo­ci­da­de. A bo­la ras­pou na tra­ve di­rei­ta, mas saiu em tiro de me­ta.

O Leão, po­rém, não ia se des­pe­dir do Bra­si­lei­rão 2018 sem lu­ta. E con­tou com uma aju­di­nha do ár­bi­tro pa­ra mar­car seu pri­mei­ro gol. Ya­go so­freu fal­ta de Antô­nio Car­los, po­rém, fo­ra da gran­de área. Ain­da as­sim, He­ber Ro­ber­to Lo­pes deu o pê­nal­ti, que o rubro-ne­gro con­ver­teu, aos 25 da se­gun­da eta­pa.

Dois mi­nu­tos de­pois, veio o em­pa­te. Lu­an ga­nhou na en­tra­da da área, gi­rou e chu­tou for­te, ano­tan­do um lin­do gol. O vi­si­tan­te pu­xou um no­vo con­tra-ata­que aos 32, mas Lu­cas Li­ma re­cu­pe­rou pa­ra o Pal­mei­ras.

O Ver­dão ten­tou vol­tar a fi­car na fren­te do placar aos 41, quan­do May­ke avan­çou pe­lo la­do di­rei­to e ba­teu for­te, mas João Ga­bri­el de­fen­deu. Na sequên­cia, mais uma chan­ce. Lu­cas Li­ma chu­tou em ci­ma de Lu­cas Ri­bei­ro e a bo­la so­brou pa­ra Dey­ver­son, mas ele, den­tro da pe­que­na área, não con­se­guiu do­mi­nar.

A gol da vi­tó­ria acon­te­ceu aos 44, quan­do Pal­mei­ras pu­xou um rá­pi­do con­tra-ata­que e Gu­er­ra to­cou pa­ra Bru­no Hen­ri­que. O ca­pi­tão chu­tou de pri­mei­ra e dei­xou o cam­peão com a con­quis­ta se­la­da. Pa­ra o Vi­tó­ria, res­ta se pla­ne­jar me­lhor em 2019 pa­ra con­se­guir vol­tar à eli­te no ano se­guin­te.

Ce­dric, do Vi­tó­ria, dis­pu­ta bo­la com Gus­ta­vo Scar­pa, do Pal­mei­ras, no Al­li­anz Par­que, na ca­pi­tal pau­lis­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.