Correio da Bahia

Wilder e Fury empatam nos EUA

-

Ninguém chega a um título dos peso pesados do UFC à toa. Usando sua experiênci­a no octógono, Junior ‘Cigano’ dos Santos venceu o australian­o Tai Tuivasa, nove anos mais novo, na madrugada de ontem, no UFC Adelaide, na Austrália.

Após sofrer um pouco no 1º round, o catarinens­e radicado em Salvador contou com as instruções do treinador Luiz Dórea para dar um knockdown e finalizar a luta com um nocaute técnico no chão no 2º round. Foi a primeira derrota de Tuivasa em 11 lutas. Já Cigano chegou a seu 20º triunfo em 25 combates.

“Eu estou muito feliz. Sabia que ele seria um adversário difícil, mas não que seria tão difícil”, disse o brasileiro logo após a vitória, a primeira por nocaute desde 2013.

Cigano ainda chegou à primeira sequência de duas vitórias consecutiv­as desde que nocauteou os norte-americanos Cain Velásquez, em novembro de 2011, e Frank Mir, em maio de 2012, em duelos válidos pelos título dos pesos pesados do UFC.

O adversário do ex-campeão do UFC Cigano subiu ao octógono com a presença de representa­ção de rituais aborígines, típicos do país. Já o brasileiro manteve sua música de entrada, o tema do filme Rocky.

No coevento principal, Mauricio Shogun venceu o australian­o Tyson Pedro também por nocaute técnico , no terceiro round do combate. Shogun, de 37 anos, quase foi derrotado no 1º round, após duas joelhadas do rival que o deixaram grogue.

No entanto, ele se recuperou e, com um cruzado de di- reita, derrubou o rival e encerrou a disputa com golpes contra um oponente já caído no chão do octógono.

“Eu treinei muito duro para essa luta. O Tyson Pedro é um lutador muito bom, completo, da nova geração, mas gosto de desafios”, afirmou Shogun, que acredita precisar vencer mais um confronto para chegar a uma disputa de cinturão na categoria dos meio-pesados (até 92,9 kg).

Foi o quarto triunfo do curitibano nas últimas cinco lutas, mas ele não vencia desde março de 2017.

O evento ainda contou com a vitória do brasileiro Wilson Reis, no card preliminar, contra o americano Ben Nguyen, por decisão unânime. Após passar pela República Dominicana na última sexta-feira, o Brasil entra em quadra hoje, às 20 horas, novamente no ginásio Wlamir Marques, do Corinthian­s, em São Paulo, para confirmar a sua classifica­ção para o Mundial de basquete masculino, que será no ano que vem na China. Basta ao time do técnico croata Aleksandar Petrovic uma vitória sobre o Canadá.

O rival será bem diferente daquele que superou a seleção brasileira em setembro, em Laval, por 85x77. Os atletas que atuam na NBA e na Euroliga não foram liberados para essa janela.

Os canadenses estão na segunda posição do Grupo F, com sete vitórias e duas derrotas. O Brasil ocupa o terceiro lugar, com o mesmo desempenho, seguido da República Dominicana: cinco vitórias e quatro derrotas. A Venezuela lidera com oito vitórias e uma derrota.

O americano Deontay Wilder manteve o cinturão dos pesos pesados, versão Conselho Mundial de Boxe, após empate com o britânico Tyson Fury, na madrugada de ontem, em Los Angeles. Os dois pugilistas seguem invictos e já preveem uma nova luta em 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil