Wil­der e Fury em­pa­tam nos EUA

Correio da Bahia - - Esporte -

Nin­guém che­ga a um tí­tu­lo dos pe­so pe­sa­dos do UFC à toa. Usan­do sua ex­pe­ri­ên­cia no oc­tó­go­no, Ju­ni­or ‘Ci­ga­no’ dos San­tos ven­ceu o aus­tra­li­a­no Tai Tui­va­sa, no­ve anos mais no­vo, na ma­dru­ga­da de on­tem, no UFC Ade­lai­de, na Aus­trá­lia.

Após so­frer um pou­co no 1º round, o ca­ta­ri­nen­se ra­di­ca­do em Sal­va­dor con­tou com as ins­tru­ções do trei­na­dor Luiz Dó­rea pa­ra dar um knock­down e fi­na­li­zar a lu­ta com um no­cau­te téc­ni­co no chão no 2º round. Foi a pri­mei­ra der­ro­ta de Tui­va­sa em 11 lu­tas. Já Ci­ga­no che­gou a seu 20º triun­fo em 25 com­ba­tes.

“Eu es­tou mui­to fe­liz. Sa­bia que ele se­ria um ad­ver­sá­rio di­fí­cil, mas não que se­ria tão di­fí­cil”, dis­se o bra­si­lei­ro lo­go após a vi­tó­ria, a pri­mei­ra por no­cau­te des­de 2013.

Ci­ga­no ain­da che­gou à pri­mei­ra sequên­cia de du­as vi­tó­ri­as con­se­cu­ti­vas des­de que no­cau­te­ou os nor­te-ame­ri­ca­nos Cain Ve­lás­quez, em no­vem­bro de 2011, e Frank Mir, em maio de 2012, em du­e­los vá­li­dos pe­los tí­tu­lo dos pe­sos pe­sa­dos do UFC.

O ad­ver­sá­rio do ex-cam­peão do UFC Ci­ga­no su­biu ao oc­tó­go­no com a pre­sen­ça de re­pre­sen­ta­ção de ri­tu­ais abo­rí­gi­nes, tí­pi­cos do país. Já o bra­si­lei­ro man­te­ve sua mú­si­ca de en­tra­da, o te­ma do fil­me Rocky.

No co­e­ven­to prin­ci­pal, Mau­ri­cio Sho­gun ven­ceu o aus­tra­li­a­no Ty­son Pe­dro tam­bém por no­cau­te téc­ni­co , no ter­cei­ro round do com­ba­te. Sho­gun, de 37 anos, qu­a­se foi der­ro­ta­do no 1º round, após du­as jo­e­lha­das do ri­val que o dei­xa­ram gro­gue.

No en­tan­to, ele se re­cu­pe­rou e, com um cru­za­do de di- rei­ta, der­ru­bou o ri­val e en­cer­rou a dis­pu­ta com gol­pes con­tra um opo­nen­te já caí­do no chão do oc­tó­go­no.

“Eu trei­nei mui­to du­ro pa­ra es­sa lu­ta. O Ty­son Pe­dro é um lu­ta­dor mui­to bom, com­ple­to, da no­va ge­ra­ção, mas gos­to de de­sa­fi­os”, afir­mou Sho­gun, que acre­di­ta pre­ci­sar ven­cer mais um con­fron­to pa­ra che­gar a uma dis­pu­ta de cin­tu­rão na ca­te­go­ria dos meio-pe­sa­dos (até 92,9 kg).

Foi o quar­to triun­fo do cu­ri­ti­ba­no nas úl­ti­mas cin­co lu­tas, mas ele não ven­cia des­de mar­ço de 2017.

O even­to ain­da con­tou com a vi­tó­ria do bra­si­lei­ro Wilson Reis, no card pre­li­mi­nar, con­tra o ame­ri­ca­no Ben Nguyen, por de­ci­são unâ­ni­me. Após pas­sar pe­la Re­pú­bli­ca Do­mi­ni­ca­na na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, o Bra­sil en­tra em qua­dra ho­je, às 20 ho­ras, no­va­men­te no gi­ná­sio Wla­mir Mar­ques, do Co­rinthi­ans, em São Pau­lo, pa­ra con­fir­mar a sua clas­si­fi­ca­ção pa­ra o Mun­di­al de bas­que­te mas­cu­li­no, que se­rá no ano que vem na Chi­na. Bas­ta ao ti­me do téc­ni­co cro­a­ta Alek­san­dar Pe­tro­vic uma vi­tó­ria so­bre o Ca­na­dá.

O ri­val se­rá bem di­fe­ren­te da­que­le que su­pe­rou a se­le­ção bra­si­lei­ra em se­tem­bro, em La­val, por 85x77. Os atle­tas que atu­am na NBA e na Eu­ro­li­ga não fo­ram li­be­ra­dos pa­ra es­sa ja­ne­la.

Os ca­na­den­ses es­tão na se­gun­da po­si­ção do Gru­po F, com se­te vi­tó­ri­as e du­as der­ro­tas. O Bra­sil ocu­pa o ter­cei­ro lu­gar, com o mes­mo de­sem­pe­nho, se­gui­do da Re­pú­bli­ca Do­mi­ni­ca­na: cin­co vi­tó­ri­as e qua­tro der­ro­tas. A Ve­ne­zu­e­la li­de­ra com oi­to vi­tó­ri­as e uma der­ro­ta.

O ame­ri­ca­no De­on­tay Wil­der man­te­ve o cin­tu­rão dos pe­sos pe­sa­dos, ver­são Con­se­lho Mun­di­al de Bo­xe, após em­pa­te com o bri­tâ­ni­co Ty­son Fury, na ma­dru­ga­da de on­tem, em Los An­ge­les. Os dois pu­gi­lis­tas se­guem invictos e já pre­ve­em uma no­va lu­ta em 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.