CLU­BE DE LEI­TU­RA DI­GI­TAL

Correio da Bahia - - Front Page - MA­RIA CLA­RA GIB­SON, COM ORI­EN­TA­ÇÃO DA EDI­TO­RA ANA CRIS­TI­NA PE­REI­RA

Com a mai­or par­te da pla­teia for­ma­da por es­tu­dan­tes ado­les­cen­tes, a Ca­sa Sal­va­dor re­ce­beu on­tem o lan­ça­men­to da pla­ta­for­ma Ca­mi­nhos Di­gi­tais da Lei­tu­ra, um am­bi­en­te vir­tu­al que in­cen­ti­va a lei­tu­ra e a pro­du­ção de li­te­ra­tu­ra. Ne­le, qual­quer pes­soa po­de pu­bli­car su­as obras, e tam­bém ter aces­so a li­vros de for­ma gra­tui­ta.

Uma das jo­vens pre­sen­tes era Ali­cia Ca­e­ta­no, 14 anos, es­tu­dan­te da Es­co­la Mu­ni­ci­pal Vis­con­de de Cai­ru. Ela es­pe­ra apren­der mui­to com os li­vros da pla­ta­for­ma. “Eu acho mui­to le­gal por­que dis­po­ni­bi­li­za li­vros que a gen­te não tem lá na es­co­la e po­de achar na in­ter­net, que a gen­te tem mais aces­so”, con­tou.

Já Lud­mi­le Vic­to­ria, 16, que tam­bém es­ta­va no even­to, es­pe­ra ler mui­tos li­vros na pla­ta­for­ma. “Eu gos­to de ler, leio mui­to por apli­ca­ti­vo de ce­lu­lar, eu es­tou es­pe­ran­do que tra­gam li­vros de to­dos os as­sun­tos”, jus­ti­fi­cou.

O pro­je­to é uma ini­ci­a­ti­va da pre­fei­tu­ra atra­vés da Fun­da­ção Gre­gó­rio de Mat­tos (FGM) e Ge­rên­cia de Bi­bli­o­te­cas e Pro­mo­ção do Li­vro e Lei­tu­ra, em par­ce­ria com a Ca­sa Sal­va­dor. De acor­do com o ges­tor de tec­no­lo­gia da in­for­ma­ção da FGM, Eric Cas­tro, a pla­ta­for­ma foi ins­pi­ra­da no apli­ca­ti­vo Watt­pad e fun­ci­o­na em um si­te.

“A pes­soa aces­sa, faz o ca­das­tro, faz o uplo­ad do li­vro e de­pois ele fi­ca dis­po­ní­vel pa­ra aces­so pú­bli­co. O li­vro vai vir em for­ma­to di­gi­tal, ti­po um flip bo­ok e o usuá­rio vai pas­san­do as pá­gi­nas, mais ou me­nos co­mo um Kin­dle”, ex­pli­cou Cas­tro, re­fe­rin­do-se ao lei­tor de li­vros di­gi­tais da Ama­zon.

No lan­ça­men­to, o pre­si­den­te da FGM, Fer­nan­do Gu­er­rei­ro, con­tou que o pro­je­to foi ide­a­li­za­do pri­mei­ra­men­te pa­ra in­cen­ti­var a lei­tu­ra e a es­cri­ta, mas pa­ra ele, o mais in­te­res­san­te da pla­ta­for­ma é a pos­si­bi­li­da­de que ela tem de for­mar uma es­pé­cie de clu­be do li­vro, uma as­so­ci­a­ção que po­de ser um ca­nal de co­mu­ni­ca­ção en­tre os leitores e os es­cri­to­res.

“Quan­do vo­cê co­lo­ca um li­vro na pla­ta­for­ma vo­cê au­to­ma­ti­ca­men­te vai re­ce­ber crí­ti­cas, vai re­ce­ber co­men­tá­ri­os e vai po­der di­a­lo­gar com o seu pú­bli­co. En­tão é um ex­ce­len­te ex­pe­ri­men­to pa­ra quem quer es­cre­ver, a pos­si­bi­li­da­de des­se diá­lo­go”, afir­mou Gu­er­rei­ro so­bre a fer­ra­men­ta que es­tá dis­po­ní­vel no si­te www.ca­mi­nhos­di­gi­tais­da­lei­tu­ra.sal­va­dor. ba.gov.br.

Ja­ne Pal­ma, da Ge­rên­cia de Bi­bli­o­te­cas e Pro­mo­ção do Li­vro e Lei­tu­ra, con­tou que o pro­je­to veio pa­ra con­quis­tar prin­ci­pal­men­te o pú­bli­co en­tre 13 e 18 anos, que já es­tá adap­ta­do com as pla­ta­for­mas di­gi­tais. Pa­ra ela, é um mi­to es­sa his­tó­ria de que as pes­so­as não gos­tam de ler, e na ver­da­de, o pro­ble­ma é ape­nas uma ques­tão de aces­so à lei­tu­ra.

Na pla­ta­for­ma dis­po­ní­vel pa­ra lei­tu­ra em ta­blet, ce­lu­lar e computadores, a pu­bli­ca­ção só acon­te­ce após va­li­da­ção fei­ta pe­lo mo­de­ra­dor téc­ni­co da FGM. Ho­je, quem en­trar no si­te já po­de­rá ter aces­so a al­guns tí­tu­los de co­le­tâ­ne­as e li­vros do Se­lo João Ubal­do Ribeiro co­mo Par­tis­te, Ca­nu­dos: A Lu­ta e O Cir­co da Ale­gria.

Pla­ta­for­ma Ca­mi­nhos Di­gi­tais da Lei­tu­ra foi lan­ça­da on­tem na Ca­sa Sal­va­dor

Fer­ra­men­ta di­gi­tal tem co­mo ob­je­ti­vo con­quis­tar, prin­ci­pal­men­te, o pú­bli­co en­tre 13 e 18 anos

Li­vros do se­lo João Ubal­do Ribeiro es­tão dis­po­ní­veis na pla­ta­for­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.