Pre­si­den­te es­tu­da uni­fi­car Iba­ma e ICMBio

Correio da Bahia - - Mais -

In­fra­es­tru­tu­ra Vai abran­ger os se­to­res de trans­por­te aé­reo, ter­res­tre e aqua­viá­rio

De­sen­vol­vi­men­to Re­gi­o­nal Fi­cou com as atri­bui­ções dos mi­nis­té­ri­os das Ci­da­des e da In­te­gra­ção Na­ci­o­nal

Ci­da­da­nia Vai abri­gar as atu­ais pas­tas de De­sen­vol­vi­men­to So­ci­al, Es­por­tes e Cu­ul­tu­ra

Ca­sa Ci­vil

Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca Fi­ca­rá com Pro­gra­ma de Par­ce­ri­as e In­ves­ti­men­tos e com a Se­com

Agri­cul­tu­ra Fi­ca­rá com a ges­tão da Fu­nai

Se­cre­ta­ria de Go­ver­no

Ga­bi­ne­te de Se­gu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal (GSI)

AGU Per­de­rá o sta­tus de mi­nis­té­rio

Ban­co Cen­tral Per­de­rá o sta­tus de mi­nis­té­rio

Meio Am­bi­en­te

Di­rei­tos Hu­ma­nos

Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia e Co­mu­ni­ca­ção

Re­la­ções Ex­te­ri­o­res

De­fe­sa

Edu­ca­ção

Saú­de

Tu­ris­mo

Mi­nas e Ener­gia

Transparência O Mi­nis­té­rio do Meio Am­bi­en­te, um dos pou­cos ain­da sem mi­nis­tro anun­ci­a­do pa­ra a pró­xi­ma ges­tão, se­rá al­vo de re­for­mu­la­ções que pro­me­tem co­lo­car o pre­si­den­te elei­to Jair Bolsonaro (PSL) em ro­ta de co­li­são com am­bi­en­ta­lis­tas. A mais po­lê­mi­ca de­las, em es­tu­do pe­la equi­pe de tran­si­ção, é a uni­fi­ca­ção do Iba­ma e do ICMBio.

Os dois ór­gãos são au­tar­qui­as fe­de­rais vin­cu­la­das ao mi­nis­té­rio e di­vi­dem o tra­ba­lho de fis­ca­li­za­ção e pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te. Mais an­ti­go, o Iba­ma tem co­mo prin­ci­pal atri­bui­ção o li­cen­ci­a­men­to de obras. O ICMBio ge­ren­cia as uni­da­des de con­ser­va­ção fe­de­rais.

Na ava­li­a­ção do gru­po de Bolsonaro, a pas­ta do Meio Am­bi­en­te pre­ci­sa pas­sar por en­xu­ga­men­to de des­pe­sas e car­gos. A equi­pe de tran­si­ção acre­di­ta ha­ver so­bre­po­si­ção de ta­re­fas en­tre Iba­ma e ICMBio.

As me­di­das de Bolsonaro não fi­ca­ri­am res­tri­tas à fu­são dos dois ór­gãos. É co­gi­ta­da tam­bém a trans­fe­rên­cia pa­ra ou­tros mi­nis­té­ri­os de es­tru­tu­ras que es­tão ho­je no Meio Am­bi­en­te, co­mo a Agên­cia Na­ci­o­nal de Águas.

Em­bo­ra não se­ja um pe­so-pe­sa­do na Es­pla­na­da, o mi­nis­té­rio es­tá sen­do al­vo de uma das mais du­ras dis­pu­tas re­gis­tra­das no go­ver­no de tran­si­ção pa­ra a es­co­lha do no­vo mi­nis­tro. Des­de a se­ma­na pas­sa­da, am­bi­en­ta­lis­tas e ru­ra­lis­tas travam uma batalha pa­ra con­se­guir in­di­car um ali­a­do co­mo mi­nis­tro.

Do la­do dos am­bi­en­ta­lis­tas, o apoio é pa­ra que o agrô­no­mo Xi­co Gra­zi­a­no ocu­pe a va­ga. Ele foi de­pu­ta­do por São Pau­lo, che­fe de ga­bi­ne­te de Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so e se­cre­tá­rio do Meio Am­bi­en­te em São Pau­lo. Gra­zi­a­no tem o apoio das mai­o­res ONGs do se­tor am­bi­en­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.