Go­ver­no do es­ta­do deve re­cor­rer de decisão que proi­biu aba­te

Correio da Bahia - - Mais -

0 go­ver­no da Bahia in­for­mou, na úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra, que ain­da não foi co­mu­ni­ca­do pe­la Jus­ti­ça Fe­de­ral da decisão li­mi­nar que proi­biu o aba­te de ju­men­tos no es­ta­do, mas que deve re­cor­rer da mes­ma após ana­li­sar me­lhor o as­sun­to.

O Mi­nis­té­rio da Agricultura de­cla­rou que não se pro­nun­ci­a­rá sobre a decisão. A Ad­vo­ca­cia Ge­ral da União (AGU) e a Se­cre­ta­ria de Agricultura da Bahia (Se­a­gri) não se po­si­ci­o­na­ram.

Os fri­go­rí­fi­cos Ca­bra For­te (Si­mões Filho) e Su­do­es­te (Ita­pe­tin­ga) in­for­ma­ram que irão aca­tar a decisão ju­di­ci­al. O Fri­nor­des­te (Amar­go­sa) não res­pon­deu.

“Que­re­mos que o go­ver­no da Bahia re­cor­ra da decisão, afi­nal de con­tas são em­pre­gos que es­tão em ris­co”, dis­se o di­re­tor do Fri­go­rí­fi­co Su­do­es­te Eder Re­sen­de, que des­ta­cou tra­ba­lhar den­tro da le­ga­li­da­de.

A proi­bi­ção de aba­te de ju­men­tos na Bahia ocor­re após ca­sos de maus-tra­tos re­gis­tra­dos pe­lo go­ver­no da Bahia (Po­lí­cia Ci­vil e Agên­cia de Defesa Agro­pe­cuá­ria da Bahia Adab), com centenas de ani­mais mor­tos de fo­me e se­de em Ita­pe­tin­ga e Ito­ro­ró, no Su­do­es­te bai­a­no.

A decisão ju­di­ci­al é em res­pos­ta a ação ci­vil pú­bli­ca con­tra a União e o Es­ta­do da Bahia, de au­to­ria da União De­fen­so­ra dos Ani­mais – Bi­cho Fe­liz, da Re­de de Mo­bi­li­za­ção pe­la Cau­sa Ani­mal, do Fórum Na­ci­o­nal de Pro­te­ção e Defesa Ani­mal, da SOS Ani­mais de Rua e da Fren­te Na­ci­o­nal de Defesa dos Ju­men­tos.

A ação re­la­ta ca­sos ocor­ri­dos em se­tem­bro em Ita­pe­tin­ga, qu­an­do 300 ani­mais mor­re­ram e 750 es­ta­vam num con­fi­na­men­to ile­gal, sem ter o que co­mer e be­ber, e no fi­nal de ou­tu­bro em Ito­ro­ró, qu­an­do no­ve ani­mais mor­tos fo­ram dei­xa­dos nu­ma es­tra­da.

Na decisão da Jus­ti­ça Fe­de­ral, a juí­za Ara­li Ma­ci­el Du­ar­te es­cre­ve que “o des­lo­ca­men­to de ju­men­tos de de­ter­mi­na­dos es­ta­dos pa­ra os fri­go­rí­fi­cos da Bahia to­ta­li­za mais de 12 ho­ras de vi­a­gem, con­tra­ri­an­do a Ins­tru­ção Nor­ma­ti­va Mapa nº 56, de 6 de no­vem­bro de 2008, e a Re­so­lu­ção Con­tran nº 675, de 21 de ju­nho de 2017 quan­to a le­gis­la­ção de Trans­por­te e de bem-es­tar ani­mal”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.