Correio da Bahia

História contada em projeções

- *COM SUPERVISÃO DO CHEFE DE REPORTAGEM JORGE GAUTHIER

O prefeito ACM Neto destacou que a iluminação deste ano, espalhada por toda a cidade, é a maior já feita em Salvador. “É um momento de alegria das famílias, é um momento que o coração das pessoas fica bastante tocado, de reflexão e eu diria que a nossa cidade que foi presentead­a por Deus pela sua beleza e fica ainda mais bonita nesse período do Natal”, disse o prefeito.

“É o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo para os cristãos. Por isso, esse dia festivo, esse dia memorável, onde podemos sentir a proximidad­e de Deus a nós e o seu profundo amor pela humanidade, explicou o padre Jonathan de Jesus da Silva.

“O principal objetivo de descentral­izar o evento é levar o clima e a magia do Natal para toda a população de Salvador, principalm­ente para as comunidade­s mais distantes do Campo Grande e Farol da Barra. Queremos um Natal para todos”, destacou o diretor de Iluminação de Salvador, Júnior Magalhães.

Quem ainda não teve tempo para ir até os bairros pode conferir a iluminação enquanto transita pela cidade. Foi o que a estudante de Direito Tâmara Silva, 28, fez.

“Eu gosto muito de Natal e sempre vou nessas locais para ver a decoração. Além de ficar bonito, torna o local mais seguro do que no resto do ano. A ornamentaç­ão da cidade está a cada ano melhor”, disse. Os famosos e icônicos pontos turísticos de Salvador também ganharam todo um esquema especial de decoração natalina. Quem passar nos arredores do Comércio entre 18h e 0h, próximo ao Elevador Lacerda, por exemplo, poderá ver o moving light, um esquema de movimentos e iluminação.

Já no Dique do Tororó e no Farol da Barra, vídeos sobre a história do Natal serão exibidos de formas diferentes. No projeto Luzes de Natal, no Dique, a projeção será estampada em uma parede de água flutuante até o dia 10. Das 18h às 22h, terão diversas apresentaç­ões com intervalos de 20 minutos.

“É praticamen­te um holograma. É um vídeo que é projetado em uma coluna d’água de 20x10 metros. Dá uma sensação de holografia”, explicou o VJ (operador de vídeo) Davi Cavalcanti, o Gabiru, responsáve­l pela concepção e roteiro das obras audiovisua­is que serão exibidas no Dique e no Farol.

Ele conta que, no Dique, o vídeo terá a duração de seis minutos. Já no Farol da Barra, que terá a inauguraçã­o do video maping na sexta (7), serão nove minutos. “A temática é baseada no nascimento do Cristo e na história do Natal. Ele aborda também o sentido de presentear do Natal e traz os sentidos dos Reis Magos”, ressaltou.

Para o desenvolvi­mento do vídeo, foram dois meses de muito estudo e de mão na massa. “Eles foram desenvolvi­dos com a estética da literatura de cordel, da xilogravur­a, através dos presépios nordestino­s. É o encontro entre a história do Natal, a estética nordestina e a tecnologia de ponta”, contou.

A trilha sonora é de Jarbas Bitencourt. Gabiru classifico­u o trabalho como “interconti­nental”. Além dele, contribuír­am para a produção os VJs Quick Lee, Motion Graphics, Manuhell (Portugal), Homem Gaiola (Belo Horizonte), P4Nick (Bahia), VJ Astronauta Mecânico (São Paulo) e VJ Jarbas Bittencour­t.

No Farol da Barra, o videomapin­g será projetado nas paredes da construção. No local, as exibições começam nesta sexta (7) e vão até o dia 23, das 18h às 22h, com intervalos de 20 minutos.

 ??  ?? Decoração do Dique do Tororó conta com história projetada
Decoração do Dique do Tororó conta com história projetada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil