His­tó­ria con­ta­da em pro­je­ções

Correio da Bahia - - Mais - *COM SU­PER­VI­SÃO DO CHE­FE DE RE­POR­TA­GEM JOR­GE GAUTHIER

O pre­fei­to ACM Ne­to des­ta­cou que a ilu­mi­na­ção des­te ano, es­pa­lha­da por to­da a ci­da­de, é a mai­or já fei­ta em Sal­va­dor. “É um mo­men­to de alegria das fa­mí­li­as, é um mo­men­to que o co­ra­ção das pes­so­as fi­ca bas­tan­te to­ca­do, de re­fle­xão e eu di­ria que a nos­sa ci­da­de que foi pre­sen­te­a­da por Deus pe­la sua beleza e fi­ca ain­da mais bo­ni­ta nes­se pe­río­do do Na­tal”, dis­se o pre­fei­to.

“É o nascimento de Nos­so Se­nhor Jesus Cris­to pa­ra os cris­tãos. Por is­so, es­se dia fes­ti­vo, es­se dia me­mo­rá­vel, on­de po­de­mos sen­tir a pro­xi­mi­da­de de Deus a nós e o seu pro­fun­do amor pe­la hu­ma­ni­da­de, ex­pli­cou o pa­dre Jo­nathan de Jesus da Sil­va.

“O prin­ci­pal ob­je­ti­vo de des­cen­tra­li­zar o even­to é le­var o cli­ma e a ma­gia do Na­tal pa­ra to­da a po­pu­la­ção de Sal­va­dor, prin­ci­pal­men­te pa­ra as co­mu­ni­da­des mais dis­tan­tes do Cam­po Gran­de e Fa­rol da Bar­ra. Qu­e­re­mos um Na­tal pa­ra to­dos”, des­ta­cou o di­re­tor de Ilu­mi­na­ção de Sal­va­dor, Jú­ni­or Ma­ga­lhães.

Qu­em ain­da não te­ve tem­po pa­ra ir até os bair­ros po­de con­fe­rir a ilu­mi­na­ção en­quan­to tran­si­ta pe­la ci­da­de. Foi o que a es­tu­dan­te de Di­rei­to Tâ­ma­ra Sil­va, 28, fez.

“Eu gos­to mui­to de Na­tal e sem­pre vou nes­sas lo­cais pa­ra ver a de­co­ra­ção. Além de fi­car bo­ni­to, tor­na o lo­cal mais se­gu­ro do que no res­to do ano. A or­na­men­ta­ção da ci­da­de es­tá a ca­da ano me­lhor”, dis­se. Os fa­mo­sos e icô­ni­cos pon­tos tu­rís­ti­cos de Sal­va­dor tam­bém ga­nha­ram to­do um es­que­ma es­pe­ci­al de de­co­ra­ção na­ta­li­na. Qu­em pas­sar nos ar­re­do­res do Co­mér­cio en­tre 18h e 0h, pró­xi­mo ao Ele­va­dor La­cer­da, por exem­plo, po­de­rá ver o mo­ving light, um es­que­ma de mo­vi­men­tos e ilu­mi­na­ção.

Já no Di­que do To­ro­ró e no Fa­rol da Bar­ra, ví­de­os so­bre a his­tó­ria do Na­tal se­rão exi­bi­dos de for­mas di­fe­ren­tes. No pro­je­to Lu­zes de Na­tal, no Di­que, a pro­je­ção se­rá es­tam­pa­da em uma pa­re­de de água flu­tu­an­te até o dia 10. Das 18h às 22h, te­rão di­ver­sas apre­sen­ta­ções com in­ter­va­los de 20 mi­nu­tos.

“É pra­ti­ca­men­te um ho­lo­gra­ma. É um vídeo que é pro­je­ta­do em uma co­lu­na d’água de 20x10 me­tros. Dá uma sen­sa­ção de ho­lo­gra­fia”, ex­pli­cou o VJ (ope­ra­dor de vídeo) Davi Ca­val­can­ti, o Ga­bi­ru, res­pon­sá­vel pe­la con­cep­ção e ro­tei­ro das obras au­di­o­vi­su­ais que se­rão exi­bi­das no Di­que e no Fa­rol.

Ele con­ta que, no Di­que, o vídeo te­rá a du­ra­ção de seis mi­nu­tos. Já no Fa­rol da Bar­ra, que te­rá a inau­gu­ra­ção do vi­deo ma­ping na sex­ta (7), se­rão no­ve mi­nu­tos. “A te­má­ti­ca é ba­se­a­da no nascimento do Cris­to e na his­tó­ria do Na­tal. Ele abor­da tam­bém o sentido de pre­sen­te­ar do Na­tal e traz os sen­ti­dos dos Reis Ma­gos”, res­sal­tou.

Pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do vídeo, fo­ram dois me­ses de mui­to es­tu­do e de mão na mas­sa. “Eles fo­ram de­sen­vol­vi­dos com a es­té­ti­ca da li­te­ra­tu­ra de cor­del, da xi­lo­gra­vu­ra, atra­vés dos pre­sé­pi­os nor­des­ti­nos. É o en­con­tro en­tre a his­tó­ria do Na­tal, a es­té­ti­ca nor­des­ti­na e a tec­no­lo­gia de pon­ta”, con­tou.

A tri­lha so­no­ra é de Jar­bas Bi­ten­court. Ga­bi­ru clas­si­fi­cou o tra­ba­lho co­mo “in­ter­con­ti­nen­tal”. Além de­le, con­tri­buí­ram pa­ra a pro­du­ção os VJs Quick Lee, Mo­ti­on Graphics, Ma­nuhell (Por­tu­gal), Ho­mem Gai­o­la (Be­lo Ho­ri­zon­te), P4Nick (Bahia), VJ As­tro­nau­ta Me­câ­ni­co (São Pau­lo) e VJ Jar­bas Bittencourt.

No Fa­rol da Bar­ra, o vi­de­o­ma­ping se­rá pro­je­ta­do nas pa­re­des da cons­tru­ção. No lo­cal, as exi­bi­ções co­me­çam nes­ta sex­ta (7) e vão até o dia 23, das 18h às 22h, com in­ter­va­los de 20 mi­nu­tos.

De­co­ra­ção do Di­que do To­ro­ró con­ta com his­tó­ria pro­je­ta­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.