Fal­ta sa­ne­a­men­to pa­ra boa par­te da po­pu­la­ção

Correio da Bahia - - Mais -

Além das res­tri­ções mo­ne­tá­ri­as, a aná­li­se das con­di­ções de vi­da da po­pu­la­ção tam­bém de­ve cap­tar as di­fi­cul­da­des no aces­so a di­men­sões que não de­pen­dem ex­clu­si­va­men­te da ren­da, co­mo é o ca­so de edu­ca­ção, pro­te­ção so­ci­al, mo­ra­dia ade­qua­da, ser­vi­ços de sa­ne­a­men­to bá­si­co e co­mu­ni­ca­ção. Na Bahia, den­tre es­ses cin­co as­pec­tos in­ves­ti­ga­dos, a res­tri­ção de aces­so mais fre­quen­te, em 2017, era ao sa­ne­a­men­to.

Qu­a­se me­ta­de da po­pu­la­ção do es­ta­do (47,9% ou cer­ca de 7,3 mi­lhões de pes­so­as) não ti­nha aces­so si­mul­tâ­neo aos três ser­vi­ços de sa­ne­a­men­to bá­si­co: co­le­ta di­re­ta ou in­di­re­ta de li­xo, abas­te­ci­men­to de água por re­de ge­ral e es­go­ta­men­to sa­ni­tá­rio por re­de co­le­to­ra ou plu­vi­al.

Em se­gui­da, no es­ta­do, vi­nham as res­tri­ções no aces­so a co­mu­ni­ca­ção, com 35,8% da po­pu­la­ção (5,5 mi­lhões de pes­so­as) sem in­ter­net; e no aces­so à edu­ca­ção, com 34,9% das pes­so­as (5,4 mi­lhões de pes­so­as) que ti­nham de 6 a 14 anos de ida­de e não fre­quen­ta­vam es­co­la ou ti­nham 15 anos ou mais de ida­de e eram anal­fa­be­tas, ou ti­nham 16 anos ou mais de ida­de e não pos­suíam en­si­no fun­da­men­tal com­ple­to.

O go­ver­no da Bahia des­ta­cou que tem bus­ca­do fa­zer in­ves­ti­men­tos em pro­gra­mas so­ci­ais, mes­mo di­an­te do ce­ná­rio po­lí­ti­co-econô­mi­co na­ci­o­nal que nos úl­ti­mos anos fez re­du­zir os re­cur­sos vol­ta­dos pa­ra o se­tor.

A Secretaria de Jus­ti­ça, Di­rei­tos Hu­ma­nos e De­sen­vol­vi­men­to So­ci­al ob­ser­va que até 2016 o Bra­sil es­ta­va “cons­truin­do um con­jun­to de po­lí­ti­cas pú­bli­cas so­ci­ais efi­ci­en­tes, que con­se­gui­am a ex­tre­ma po­bre­za”.

“En­tre­tan­to”, diz a secretaria, “nos úl­ti­mos dois anos, as po­lí­ti­cas so­cais do país fo­ram fre­a­das dras­ti­ca­men­te, pas­san­do a so­frer in­ten­sos cor­tes e uma re­du­ção de re­cur­sos ab­sur­da, re­sul­tan­do no re­tro­ces­so no en­fren­ta­men­to e su­pe­ra­ção da po­bre­za”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.