No­va re­a­li­da­de

Correio da Bahia - - Esporte - Da Re­da­ção

A CBF di­vul­gou on­tem o Ran­king Na­ci­o­nal dos Clu­bes 2019, que tem o Pal­mei­ras co­mo lí­der iso­la­do. Na edi­ção 2018, o atu­al cam­peão bra­si­lei­ro di­vi­dia a li­de­ran­ça com o Cru­zei­ro. A lis­ta traz no­vi­da­de pa­ra o fu­te­bol bai­a­no, já que o Bahia ul­tra­pas­sou o Vi­tó­ria e o Sport e ago­ra é o me­lhor clu­be nor­des­ti­no na lis­ta.

O tri­co­lor sal­tou do 21º pa­ra o 15º lu­gar, com 8.862 pon­tos, en­quan­to o Vi­tó­ria su­biu uma ca­sa, de 18º pa­ra 17º, com 8.329. En­tre a du­pla Ba-Vi es­tá o Sport, com 8.450.

O ran­king le­va em con­ta o de­sem­pe­nho dos ti­mes no Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro e na Co­pa do Bra­sil nos úl­ti­mos cin­co anos. Es­te é o mo­ti­vo da al­ta tri­co­lor, que ter­mi­nou a Sé­rie A em 11º lu­gar e foi até as quar­tas de fi­nal da Co­pa do Bra­sil, en­quan­to Vi­tó­ria e Sport fo­ram re­bai­xa­dos na li­ga e eli­mi­na­dos em fa­ses an­te­ri­o­res do tor­neio ma­ta-ma­ta.

O Vi­tó­ria ga­nhou po­si­ções de Co­ri­ti­ba e Pon­te Pre­ta, que jo­ga­ram a Sé­rie B em 2018, e per­deu pa­ra o Bahia, que pas­sou, além des­se trio, o Atlé­ti­co Goi­a­ni­en­se, o Fi­guei­ren­se e o Sport.

Por or­dem, do pri­mei­ro ao dé­ci­mo co­lo­ca­dos, os clu­bes são: Pal­mei­ras, Cru­zei­ro, Grê­mio, San­tos, Co­rinthi­ans, Fla­men­go, Atlé­ti­co Mi­nei­ro, Atlé­ti­co Pa­ra­na­en­se, Internacional e Cha­pe­co­en­se. À fren­te dos bai­a­nos tam­bém es­tão Bo­ta­fo­go (11º), São Pau­lo (12º), Flu­mi­nen­se (13º) e Vas­co (14º).

No top-5, além do Pal­mei­ras ter se des­gar­ra­do do Cru­zei­ro, a ou­tra al­te­ra­ção foi a en­tra­da do Co­rinthi­ans no quin­to lu­gar, des­ban­can­do o Atlé­ti­co Mi­nei­ro, que caiu pra sé­ti­mo.

Os ou­tros ti­mes bai­a­nos no ran­king são Ju­a­zei­ren­se (67º), com 1.176 pon­tos; Flu­mi­nen­se de Fei­ra (82º), com 828; Vi­tó­ria da Con­quis­ta (100º), com 641; Ja­cui­pen­se (132º), com 422, Ja­co­bi­na (178º), com 204; Ga­lí­cia (187º), com 153; Co­lo Co­lo (194º), com 104 pon­tos; Ser­ra­no (196º), com 102; Bahia de Fei­ra e Ju­a­zei­ro (em­pa­ta­dos em 218º), com 25 pon­tos.

A ma­nu­ten­ção co­mo ter­cei­ra for­ça do es­ta­do é im­por­tan­te pa­ra a Ju­a­zei­ren­se, que au­men­ta a chan­ce de dis­pu­tar a Co­pa do Nor­des­te 2020 (mes­mo que na fa­se pre­li­mi­nar) por­que as três va­gas da Bahia são des­ti­na­das ao cam­peão bai­a­no de 2019 e aos dois clu­bes me­lho­res co­lo­ca­dos no ran­king. Ou se­ja, o Can­cão só fi­ca­rá fo­ra do re­gi­o­nal em 2020 se o pró­xi­mo cam­peão bai­a­no não for Bahia, Vi­tó­ria nem a pró­pria Ju­a­zei­ren­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.