24h

Correio da Bahia - - Front Page - TAILANE MUNIZ

Po­de até ser que uma ár­vo­re re­ple­ta de lu­zes se­ja a re­fe­rên­cia do Na­tal, mas na noi­te de on­tem quem re­fle­tiu o es­pí­ri­to na­ta­li­no foi um dos prin­ci­pais pon­tos tu­rís­ti­cos de Sal­va­dor: o Fa­rol da Bar­ra.

Em meio a tan­tas mi­cro­lâm­pa­das em LED, de re­pen­te, um breu to­mou con­ta do lo­cal. Mi­nu­tos de­pois, às 19h, o Fa­rol não só se ilu­mi­nou, co­mo tam­bém pro­je­tou, em sua fa­cha­da cen­te­ná­ria, um ví­deo com re­fe­rên­ci­as ao Na­tal, ao amor e à Bahia.

As imagens, lan­ça­das por cin­co pro­je­to­res po­si­ci­o­na­dos a cerca de 100 me­tros do Fa­rol, a uma al­tu­ra de oi­to me­tros, cha­ma­ram a aten­ção até mes­mo de quem vê o mo­nu­men­to di­a­ri­a­men­te, há mais de 30 anos, co­mo é o ca­so da em­pre­sá­ria Fá­ti­ma Weill, 61 anos. Acom­pa­nha­da do ma­ri­do e do fi­lho, Fá­ti­ma con­tou que fi­cou im­pres­si­o­na­da com “a per­fei­ção e ni­ti­dez das imagens”.

“Uma ar­te in­crí­vel, lin­da e que re­al­men­te en­can­ta. Em tan­to tem­po mo­ran­do na Bar­ra, nun­ca vi al­go as­sim. Es­tou aqui por aca­so, não sa­bia de na­da dis­so”, co­men­tou.

Con­for­me o diretor de Ilu­mi­na­ção Pú­bli­ca, Júnior Ma­ga­lhães, a pre­fei­tu­ra de Sal­va­dor foi atrás de re­fe­rên­ci­as de de­co­ra­ções de Na­tal em ci­da­des co­mo Gra­ma­do, no Rio Gran­de do Sul. Daí sur­giu o Lu­zes de Na­tal, lan­ça­do pe­la pre­fei­tu­ra.

As imagens que en­can­ta­ram Fá­ti­ma têm con­cep­ção do VJ Da­vi Ca­val­can­ti, o Ga­bi­ru, que res­sal­tou, no fil­me de no­ve mi­nu­tos, “uma men­sa­gem de Na­tal, com des­ta­que pa­ra sen­ti­men­tos co­mo amor, paz e es­pe­ran­ça”. Se­gun­do Ga­bi­ru, “são as lu­zes que nos ilu­mi­nam pa­ra um mun­do me­lhor”.

Tem ain­da a Cai­xa Ma­pe­a­da. Se­me­lhan­te a um em­bru­lho de presente - só que com 4x4 me­tros -, ela exi­be ví­de­os e imagens na­ta­li­nas. Ins­ta­la­da na pra­ça do Fa­rol, ao fi­nal de ca­da exi­bi­ção de cin­co mi­nu­tos, o pú­bli­co ain­da po­de pro­je­tar a pró­pria ima­gem no te­lão: bas­ta fi­car em fren­te à es­tru­tu­ra.

“Nós bus­ca­mos ino­var com o con­cei­to de luz e emo­ção, além de va­lo­ri­zar pon­tos tu­rís­ti­cos, co­mo a Bar­ra, o Ele­va­dor La­cer­da e o Di­que do To­ro­ró”, co­men­tou Júnior. O fil­me po­de ser as­sis­ti­do no lo­cal até o dia 23, de se­gun­da a se­gun­da, das 19h às 22h.

Do aca­ra­jé às ave­ni­das lo­ta­das de “pi­po­quei­ros” no Carnaval, o fil­me na­ta­li­no é re­che­a­do de re­fe­rên­ci­as à Ci­da­de da Mú­si­ca. E ao res­to do Nor­des­te tam­bém: tem xi­lo­gra­vu­ra e bo­ne­co de Olin­da, in­clu­si­ve. As imagens acom­pa­nham a tri­lha so­no­ra as­si­na­da por Jar­bas Bit­ten­court.

A Vi­la de Na­tal fun­ci­o­na, di­a­ri­a­men­te, até o fi­nal do mês, de se­gun­da a quar­ta, das 18h às 22h, e de quin­ta a do­min­go, das 18h às 23h.

Tem bar­ra­cas de ar­te­sa­na­to, es­pa­ços pa­ra gas­tro­no­mia e um tú­nel e luz com som sin­cro­ni­za­do.

Ví­de­os so­bre a his­tó­ria do Na­tal es­tão sen­do exi­bi­dos. A pro­je­ção é es­tam­pa­da em uma pa­re­de de água flu­tu­an­te até o dia 10 des­te mês. Das 18h às 22h, se­rão di­ver­sas apre­sen­ta­ções, com in­ter­va­los de 20 mi­nu­tos.

A pro­je­ção po­de ser as­sis­ti­da até o dia 23, de se­gun­da a se­gun­da, das

19h às 22h.

Um show de lu­zes ga­nha o ‘mo­ving light’, tec­no­lo­gia pa­ra cri­ar mo­vi­men­tos e uma ilu­mi­na­ção es­pe­ci­al que po­de ser vis­ta a lon­ga dis­tân­cia. A no­vi­da­de se­gue até o fi­nal de de­zem­bro, to­dos os di­as, das 18h à 0h.

A pre­fei­tu­ra mon­tou a de­co­ra­ção na­ta­li­na em Na­ran­di­ba (Ro­ta­tó­ria do Ju­li­a­no Mo­rei­ra), Im­buí (can­tei­ro cen­tral), Pa­ri­pe (Pra­ça João Mar­tins), Fa­zen­da Gran­de 3 (ro­ta­tó­ria prin­ci­pal), Pi­ra­já (Pra­ça Pan­teão), Ro­ma (Pra­ça Ir­mã Dul­ce), Lar­go do Tan­que e Pra­ça de São Mar­cos (ro­ta­tó­ria após o Hos­pi­tal São Ra­fa­el).

Tam­bém há de­co­ra­ção na Pra­ça Nos­sa Se­nho­ra da Luz, Lar­go da Ma­ri­qui­ta e nas prin­ci­pais ru­as e ave­ni­das, co­mo Bo­nocô, Cen­te­ná­rio, Vas­co da Ga­ma, Ave­ni­da Se­te, Bai­xa dos Sa­pa­tei­ros e al­guns pon­tos da or­la.

Pra­ça do Lar­go do Tan­que

Pra­ça do Ca­nal (Im­buí)

Pra­ça Ge­ne­ral La­ba­tut (Pi­ra­já), gra­tui­to, das 18h30 às 20h

Cin­co pro­je­to­res co­lo­rem a fa­cha­da do Fa­rol da Bar­ra

O fil­me na­ta­li­no mos­tra tam­bém re­fe­rên­ci­as da Bahia, co­mo o aca­ra­jé e o Carnaval, e do Nor­des­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.