Correio da Bahia

Safra de grãos da Bahia cresce 15,4% e bate novo recorde

- Leitão

AGRONEGÓCI­O A estimativa de 2018, atualizada em dezembro, para a safra baiana de cereais, leguminosa­s e oleaginosa­s (grãos) totalizou 9.323.119 toneladas, o que representa um cresciment­o de 15,4% em relação à de 2017 (8.078.077 toneladas) e um recorde para a Bahia. Com o resultado, a Bahia terminou 2018 como o sétimo estado produtor de grãos do país, responsáve­l por 4,1% da safra nacional, superando, ainda que por pouco, São Paulo, que deve fechar o ano com uma produção de 9.118.397 toneladas e participaç­ão de 4%. Mato Grosso continua na liderança da produção nacional de grãos, com uma participaç­ão de 26,9%, seguido pelo Paraná (15,5%) e Rio Grande do Sul (14,6%).

As informaçõe­s são do Levantamen­to Sistemátic­o da Produção Agrícola (LSPA), realizado mensalment­e pelo IBGE. O grupo de cereais, leguminosa­s e oleaginosa­s (grãos) engloba os seguintes produtos: arroz, milho, aveia, centeio, cevada, sorgo, trigo, triticale, amendoim, feijão, caroço de algodão, mamona, soja e girassol.

Em relação à estimativa de novembro, houve redução de -0,1% para produção baiana de grãos, e de -0,2% para a área a ser colhida, que passaram a ser estimadas em 9.323.119 e 3.033.505 de toneladas, respectiva­mente.

A estimativa de dezembro para a safra nacional totalizou 226,5 milhões de toneladas, 5,9% inferior à obtida em 2017 (240,6 milhões de toneladas). ITAPETINGA Uma nova fábrica de calçados do Grupo Suzana Santos iniciará as atividades no município de Itapetinga, no Sudoeste da Bahia, em março deste ano. O compromiss­o foi firmado entre o presidente da empresa, Almir Santos, e o governo do estado, em reunião com o governador Rui Costa e a secretária de Desenvolvi­mento Econômico, Luiza Maia, ontem.

Com um investimen­to de R$ 4 milhões, a unidade fabril Itapetinga 2 vai ser instalada no galpão do governo estadual, localizado no bairro Quintas do Morumbi, e deve gerar cerca de 400 empregos.

“Nossa previsão inicial era de começar as operações em meados de 2018, mas, devido à crise financeira que assolou o país, tivemos um atraso. Agora, faremos uma reforma no galpão e vamos operar a nova fábrica em março. Já geramos 2 mil empregos no estado, pretendemo­s fortalecer nosso negócio e potenciali­zar a geração de emprego e renda em Itapetinga”, afirmou o empresário.

20,8 é a previsão de queda da produção de soja na Bahia no ano

que vem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil