Correio da Bahia

Nicolás Maduro toma posse e ameaça dissolver Parlamento

-

VENEZUELA Nicolás Maduro assumiu ontem seu segundo mandato como presidente da Venezuela sob pressão da comunidade internacio­nal e com uma retórica agressiva contra a oposição. O líder chavista ameaçou dissolver a Assembleia Nacional, controlada pela oposição, mas sem poderes efetivos há três anos, caso ela promova “um golpe de estado”. Já os opositores pediram que os militares insatisfei­tos derrubem o regime.

A posse foi criticada por EUA, União Europeia, OEA e países sul-americanos. Em resposta à rejeição internacio­nal, Maduro disparou críticas e não economizou ironias. O líder chavista afirmou que Iván Duque, presidente da Colômbia, “tem medo” da Venezuela. Sobre o peruano Martin Vizcarra, Maduro disse “que não sabe quem é”. Sobrou até para o brasileiro Jair Bolsonaro, chamado por ele de “fascista”.

Foi a primeira vez na Venezuela que um presidente assumiu o cargo diante do Judiciário, não do Parlamento. Em seu discurso, Maduro disse que a dissolução ocorreria por meio da Assembleia Constituin­te, criada em 2017 para escrever uma nova Constituiç­ão e substituir, na prática, o Parlamento controlado pela oposição. Segundo ele, o Legislativ­o poderia ser fechado e novas eleições convocadas se os constituin­tes julgassem necessário.

Em Washington, a OEA aprovou resolução que não reconhece a legitimida­de do novo mandato de Maduro. Em uma votação rápida, que durou cerca de 30 minutos, 19 países do Conselho Permanente aprovaram o texto. O Brasil foi um dos países que lideraram a redação da resolução.

 ?? FEDERICO PARRA/AFP ?? Em seu discurso de posse, Maduro criticou opositores e até Bolsonaro
FEDERICO PARRA/AFP Em seu discurso de posse, Maduro criticou opositores e até Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil