Correio da Bahia

Aberta a temporada dos palcos em 2019

Sua diversão Espetáculo­s teatrais voltam a cartaz hoje e movimentam a cena local

- Naiana Ribeiro REPORTAGEM @itsnaiana

Após algumas semanas parados por conta dos festejos de fim de ano, os palcos da capital baiana voltam a se movimentar com espetáculo­s teatrais locais.

O diretor de teatro Fernando Guerreiro, 57 anos, estreia a segunda temporada de Revele!, no Teatro Módulo, domingo. Na montagem, Guerreiro relembra histórias que marcaram sua vida e a carreira que começou há 40 anos. “Quando fiz a peça ano passado, não tinha perspectiv­a de permanecer em cartaz”, conta Guerreiro, que volta aos palcos depois de pedidos do público.

Mais do que um ator, em Revele! ele é um showman. Além de contar causos, responde a perguntas feitas pela plateia com muito humor, marca inseparáve­l de sua personalid­ade e de sua carreira. “Está muito mais enxuto e, como tem uma dose grande de improviso, cada apresentaç­ão é diferente da outra”, ressalta o ator.

Com as mudanças políticas e um efervescen­te Verão na capital, Guerreiro promete ainda mais interação com a plateia. “A peça fala da minha vida, mas tem um caráter contemporâ­neo. Agora, o público pode me fazer perguntas pelo WhatsApp, através do número (71) 99975-8034. Só vou saber delas ao vivo”, explica ele, ressaltand­o que o contato com o público lhe rende situações engraçadas.

“Na primeira temporada, recebi um vídeo de uma mulher que descreveu uma noite de amor tórrida comigo. Só que eu não lembro de conhecê-la”, conta, rindo.

COMEMORAÇíO

A peça Em Família, que movimenta as cortinas dos palcos de Salvador já hoje, também promete boas risadas. Com direção de Marcelo Flores e texto de Oduvaldo Vianna Filho 1936-1974) - conhecido pela autoria de A Grande Família, que ganhou série na TV Globo -, o espetáculo se passa em 1972 e conta a história do casal de idosos Dona Lu (Neyde Moura) e Seu Sousa (Harildo Deda).

O cuidado (ou a falta dele) com as pessoas mais velhas é abordado no espetáculo que mistura humor e política. “Continua uma grande festa em família. Tudo celebrando a longevidad­e de artistas como Harildo (que completa 80 anos em 2019) e de Neyde Moura”, afirma o diretor da peça, Marcelo Flores.

A montagem, que reflete sobre diversas questões da velhice e da crise econômica vigente, traz novidades nesta temporada: os atores Marcelo Praddo, vencedor do Prêmio Braskem de 2018 com os espetáculo­s Um Vânia e Pássaros de Copacabana, e Gil Teixeira entram assumindo os papéis de Jorge (o primogênit­o da família) e Afonsinho (amigo de Sousa).

A família cresce com presença eventual das atrizes Fafá Menezes e Zeca de Abreu dividindo as personagen­s com as titulares Vivianne Laert (Neli) e Socorro de Mari (Aparecida).

Ainda hoje, outra opção para quem gosta de teatro é o espetáculo Sexo, Drogas & Axé Music - escrita, dirigida e interpreta­da por Ricardo Castro. A peça O Corrupto, com Frank Menezes, está entre as opções teatrais para o final de semana.

 ?? ANDREIA MAGNONI/DIVULGAÇÃO ?? Frank Menezes dá aulas de corrupção para plateia
ANDREIA MAGNONI/DIVULGAÇÃO Frank Menezes dá aulas de corrupção para plateia
 ?? DINEY ARAUJO/DIVULGAÇÃO ?? Peça homenageia ator e diretor Harildo Deda (direita)
DINEY ARAUJO/DIVULGAÇÃO Peça homenageia ator e diretor Harildo Deda (direita)
 ?? SHIRLEY STOLZE/DIVULGAÇÃO ?? Ricardo Castro faz homenagem crítica à axé music
SHIRLEY STOLZE/DIVULGAÇÃO Ricardo Castro faz homenagem crítica à axé music

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil