Iphan pe­de re­ti­ra­da de ins­cri­ção da Ma­ri­nha no Fa­rol

Correio da Bahia - - Bahia -

BAR­RA O Ins­ti­tu­to do Pa­trimô­nio His­tó­ri­co e Ar­tís­ti­co Na­ci­o­nal (Iphan) quer a re­ti­ra­da da pin­tu­ra da Ma­ri­nha do Bra­sil do te­lha­do do Fa­rol da Bar­ra, tom­ba­do pe­lo ór­gão em 1938.

Em post no Ins­ta­gram há se­te di­as, a Ma­ri­nha exi­biu uma fo­to aé­rea do Fa­rol com a ins­cri­ção ‘Ma­ri­nha do Bra­sil’ pin­ta­da no te­lha­do.

“Fi­na­li­za­mos a pri­mei­ra sex­ta-fei­ra do ano com um dos mais be­los car­tões-pos­tais do Bra­sil, o Fa­rol de San­to Antô­nio, mais co­nhe­ci­do co­mo Fa­rol da Bar­ra. A fo­to aé­rea mos­tra a re­cen­te al­te­ra­ção re­a­li­za­da no te­lha­do, que ago­ra si­na­li­za o no­me ‘Ma­ri­nha do Bra­sil’”, diz o post da Ma­ri­nha.

A as­ses­so­ria do Ins­ti­tu­to ex­pli­cou que não hou­ve so­li­ci­ta­ção ao Iphan pa­ra a pin­tu­ra do te­lha­do do Fa­rol da Bar­ra e que o su­pe­rin­ten­den­te do ór­gão, Bruno Ta­va­res, já es­tá em con­ta­to com a Ma­ri­nha, pa­ra que a si­tu­a­ção se re­sol­va.

Téc­ni­cos do ins­ti­tu­to vis­to­ri­a­ram o lo­cal na sex­ta-fei­ra (11) e, “após diá­lo­go e ori­en­ta­ções aos res­pon­sá­veis, irão en­ca­mi­nhar à Ma­ri­nha do Bra­sil uma no­ta téc­ni­ca que ex­pli­ca so­bre a ne­ces­si­da­de de apro­va­ção de quais­quer in­ter­ven­ções em bens tom­ba­dos pe­lo Iphan, e tam­bém so­bre a im­pos­si­bi­li­da­de da per­ma­nên­cia da re­fe­ri­da pin­tu­ra”.

O Fa­rol da Bar­ra é ad­mi­nis­tra­do pe­la Ma­ri­nha des­de 1939, qu­an­do a União re­ce­beu o imó­vel por meio de um ter­mo de ces­são de uso pa­ra des­ti­na­ção pró­pria.

Em no­ta, a Ma­ri­nha in­for­mou que não foi no­ti­fi­ca­da ofi­ci­al­men­te pe­lo Iphan, mas que es­tá to­man­do as pro­vi­dên­ci­as jul­ga­das ca­bí­veis jun­to aos ór­gãos com­pe­ten­tes pa­ra re­gu­la­ri­za­ção da pin­tu­ra. O ór­gão não de­ta­lhou que pro­vi­dên­ci­as são es­sas. Rei­te­rou que “entende que a pin­tu­ra foi fei­ta em ma­te­ri­al re­cen­te­men­te ins­ta­la­do, não da­ni­fi­can­do ou mes­mo al­te­ran­do o pa­trimô­nio cul­tu­ral”.

A no­ta diz ain­da que “as Or­ga­ni­za­ções Mi­li­ta­res na área do Co­man­do do 2º Dis­tri­to Na­val in­cor­po­ra­ram a ins­cri­ção co­mo si­na­li­za­ção do pa­trimô­nio da união sob ad­mi­nis­tra­ção da Ma­ri­nha do Bra­sil”.

Não hou­ve so­li­ci­ta­ção ao Iphan pa­ra a pin­tu­ra do te­lha­do do Fa­rol da Bar­ra Iphan

Em no­ta

RE­PRO­DU­ÇÃO INS­TA­GRAM MA­RI­NHA

A Ma­ri­nha pin­tou o no­me da ins­ti­tui­ção no te­lha­do do Fa­rol da Bar­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.