Correio da Bahia

Soldador e amigo são mortos em operação da polícia

-

SUSSUARANA VELHA O primo havia alertado. “Ni não desce, tá rolando uma operação policial”. Mas o soldador Josenir Bispo dos Santos, 23 anos, ignorou e seguiu com amigos para uma área onde costumavam se reunir para fumar maconha no bairro de Sussuarana Velha. Foi quando, segundo testemunha­s, policiais militares chegaram atirando contra o grupo. Um dos rapazes que estava com ele, conhecido como Shakire, também não resistiu aos disparos.

“Vimos quando os dois corpos foram jogados no fundo de uma das viaturas, mas não fazíamos ideia de que eram pessoas conhecidas”, declarou uma das testemunha­s que viu a cena da varanda de casa. Um outro rapaz fora detido pelos PMs. Em nota, a polícia afirmou que os rapazes foram mortos em confronto.

Segundo moradores, a operação da Polícia Militar era para a captura de bandidos que roubaram uma carga de celulares no Shopping Bela Vista na quinta-feira (10). Seis homens armados invadiram as Lojas Americanas do shopping, fizeram funcionári­os reféns e fugiram levando os celulares - a quantidade não foi especifica­da.

Josenir tinha acabado de sair de uma audiência em um fórum quando chegou ao final de linha de Sussuarana Velha, por volta das 16h. “Há um ano, ele foi pego com drogas, mas estava respondend­o em liberdade. Por causa da audiência de custódia, todo mês ele ia ao fórum para se apresentar ao juiz”, declarou a testemunha.

Quando chegou à Rua Marinalva Gonçalves, Josenir encontrou com os amigos, que o chamaram para o local onde Shakire o aguardava. “Ele era usuário. O primo disse para não ir, que tinha polícia por todos os lados, mas ele preferiu seguir com os amigos e deu no que deu”, disse a testemunha.

Josenir entrou no quintal de uma vizinha, mas logo foi encontrado e posteriorm­ente baleado. “O corpo dele e de Shakire foram arrastados e jogados no porta-malas

(de uma das viaturas). O que a gente sabe é que os rapazes não estavam armados e foram surpreendi­dos pelas costas e que os policiais procuravam os ladrões que roubaram a carga de celulares de dentro do shopping”, emendou a testemunha.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que “a quadrilha atirou e, após confronto, dois traficante­s acabaram feridos. A dupla foi socorrida para o Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiu. Com eles foram apreendido­s uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, carregador, munições, 191 pinos de cocaína, um tablete de maconha, 60 trouxas da mesma erva, balança e embalagens plásticas.

Policias seguiam ontem na região à procura de suspeitos que escaparam do cerco.

O corpo dele e de Shakire foram arrastados e jogados no porta-malas da viatura. O que a gente sabe é que eles não estavam armados e foram baleados pelas costas Testemunha

Sobre as mortes de Josenir dos Santos e Shakire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil