Ata­que a tor­re dei­xa mu­ni­cí­pi­os do Ce­a­rá sem ener­gia

Correio da Bahia - - Bahia Brasil -

EXPLOSIVO Uma tor­re de trans­mis­são de ener­gia elé­tri­ca foi der­ru­ba­da no Anel Viá­rio em Ma­ra­ca­naú, na re­gião me­tro­po­li­ta­na de For­ta­le­za, na ma­dru­ga­da de on­tem. Hou­ve re­la­tos de os­ci­la­ção e que­da de ener­gia em mu­ni­cí­pi­os da Gran­de For­ta­le­za, co­mo Ma­ra­ca­naú e Ma­ran­gua­pe. Em For­ta­le­za, ca­pi­tal ce­a­ren­se, tam­bém na ma­dru­ga­da, uma con­ces­si­o­ná­ria foi atin­gi­da por um ar­te­fa­to explosivo.

Fi­os de al­ta ten­são da tor­re de 500 KV, da em­pre­sa Sis­te­ma de Trans­mis­são Nor­des­te (STN), fi­ca­ram es­pa­lha­dos na ro­do­via que co­nec­ta For­ta­le­za a mu­ni­cí­pi­os da re­gião me­tro­po­li­ta­na. A po­lí­cia es­te­ve no lo­cal ain­da du­ran­te a ma­dru­ga­da. Não há re­gis­tros de fe­ri­dos nas ocor­rên­ci­as.

O ata­que na con­ces­si­o­ná­ria ocor­reu por vol­ta das 5 ho­ras. A ex­plo­são cau­sou da­nos em par­te do es­ta­be­le­ci­men­to e em al­guns veí­cu­los.

Em no­ta em seu si­te, a

Enel Dis­tri­bui­ção Ce­a­rá em­pre­sa res­pon­sá­vel pe­la dis­tri­bui­ção de ener­gia elé­tri­ca do es­ta­do - in­for­ma que des­de o iní­cio da on­da de vi­o­lên­cia, a ope­ra­ção da em­pre­sa e o nú­me­ro de equi­pes nas ru­as fo­ram re­du­zi­dos “por mo­ti­vo de se­gu­ran­ça”. “Nos úl­ti­mos di­as, re­to­ma­mos to­dos os ser­vi­ços da com­pa­nhia, po­rém nos­sas equi­pes es­tão evi­tan­do atu­ar em lo­cais que apre­sen­tem ris­co à se­gu­ran­ça de nos­sos co­la­bo­ra­do­res. Em al­guns lu­ga­res, os ser­vi­ços es­tão sen­do re­a­li­za­dos com apoio da Po­lí­cia Mi­li­tar”, in­for­ma a em­pre­sa.

A As­sem­bleia Legislativa do Ce­a­rá se reu­niu, on­tem, em ses­são ex­tra­or­di­ná­ria pa­ra vo­tar um pa­co­te de me­di­das anun­ci­a­das pe­lo go­ver­na­dor Camilo San­ta­na, co­mo a con­vo­ca­ção de po­li­ci­ais da re­ser­va; au­men­to na quan­ti­da­de de ho­ras ex­tras que po­dem ser pa­gas a po­li­ci­ais ci­vis e mi­li­ta­res, além dos bom­bei­ros, e a cri­a­ção da lei da re­com­pen­sa, que pre­vê pa­ga­men­to em di­nhei­ro pe­lo es­ta­do por in­for­ma­ções da po­pu­la­ção que re­sul­tem na pre­ven­ção de atos cri­mi­no­sos e pri­sões.

A sé­rie de ata­ques vi­o­len­tos no Ce­a­rá che­gou ao 11º dia. O nú­me­ro de sus­pei­tos cap­tu­ra­dos por en­vol­vi­men­to com os aten­ta­dos che­gou a 330, en­tre adul­tos e ado­les­cen­tes, se­gun­do ba­lan­ço di­vul­ga­do on­tem pe­la Se­cre­ta­ria da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e De­fe­sa So­ci­al (SSPDS).

Ao to­do, fo­ram re­gis­tra­dos 194 ata­ques des­de o dia 2, que atin­gi­ram des­de vi­a­du­tos até am­bu­lân­ci­as, ôni­bus e de­le­ga­ci­as.

A Po­lí­cia Ci­vil apre­en­deu, on­tem, cin­co to­ne­la­das de ex­plo­si­vos que se­ri­am uti­li­za­dos em ata­ques. Seis sus­pei­tos, que se­ri­am mem­bros de uma fac­ção cri­mi­no­sa que atua em to­do o país, fo­ram cap­tu­ra­dos no lo­cal on­de o ma­te­ri­al foi en­con­tra­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.