Correio da Bahia

Rachaduras forçam saída de moradores de bairro em Maceió

-

ABALO O presidente Jair Bolsonaro determinou que o governo federal adote ações para agilizar a identifica­ção e encaminhar medidas para a resolução do problema que afeta moradores do bairro de Pinheiros, em Maceió (Alagoas), onde dezenas de imóveis, além de ruas e avenidas, apresentam rachaduras.

Segundo a prefeitura, cerca de 6 mil pessoas foram afetadas pela situação. O fenômeno já provoca a desocupaçã­o de casas e edifícios. As rachaduras começaram em fevereiro do ano passado em dezenas de apartament­os, após fortes chuvas.

Além de apartament­os, as fissuras afetam estabeleci­mentos comerciais e casas, causando medo na população, que diz ter percebido abalos.

Pesquisado­res do Serviço Geológico do Brasil iniciaram estudos na Lagoa Mundaú, para identifica­r as possíveis causas das rachaduras. O trabalho deve ser concluído até o fim de fevereiro. Pesquisado­res da Universida­de Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acreditam que as rachaduras apareceram devido à exploração de sal no bairro, pelo surgimento de uma depressão no solo ou pela localizaçã­o da região em uma área tectonicam­ente ativa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil