A CO­LA­BO­RA­ÇÃO ES­TÁ VI­RAN­DO JABUTICABA

Correio da Bahia - - Mais - Elio gas­pa­ri

oglo­bo.glo­bo.com/bra­sil/elio-gas­pa­ri/

An­to­nio Pa­loc­ci, ex-ministro de Lu­la e Dil­ma, quin­dim da ban­ca en­quan­to man­dou, fe­chou seu ter­cei­ro acor­do de co­la­bo­ra­ção, des­ta vez com o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de Bra­sí­lia. Con­de­na­do a 12 anos de pri­são, cum­priu me­nos de dois e es­tá em ca­sa, de tor­no­ze­lei­ra. Co­mo de há­bi­to, o que va­zou de su­as con­fis­sões é uma mis­tu­ra de no­tí­ci­as ve­lhas com au­las de ci­ên­cia po­lí­ti­ca.

Qu­an­do juiz, no ca­lor da cam­pa­nha elei­to­ral, Ser­gio Mo­ro di­vul­gou um dos ane­xos da co­la­bo­ra­ção de Pa­loc­ci à Po­lí­cia Fe­de­ral. Es­pre­men­do-a, de­la re­sul­tou que Lu­la cha­mou-o pa­ra uma reu­nião no Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da e man­dou que or­ga­ni­zas­se uma cai­xi­nha com os for­ne­ce­do­res de son­das pa­ra a Pe­tro­bras. Gran­de re­ve­la­ção, des­de que em ou­tros ane­xos, ain­da des­co­nhe­ci­dos, ele te­nha con­ta­do a quem mor­deu, quan­to ar­re­ca­dou e co­mo pas­sou o di­nhei­ro adi­an­te. Sem is­so, o ane­xo é o que foi: um ins­tru­men­to de cam­pa­nha po­lí­ti­ca.

O ins­ti­tu­to da co­la­bo­ra­ção de mal­fei­to­res es­tá con­ta­mi­na­do des­de 2015, qu­an­do um pro­cu­ra­dor de Cu­ri­ti­ba for­mu­lou a dou­tri­na da “bos­ta se­ca”, se­gun­do a qual, ha­ven­do co­la­bo­ra­ções con­fli­tan­tes não se apro­fun­da a in­ves­ti­ga­ção. Acei­ta-se a pa­la­vra do de­la­tor e, mais tar­de, sen­ten­ças ba­se­a­das ne­las ca­em nas ins­tân­ci­as su­pe­ri­o­res. Es­sa jabuticaba faz a for­tu­na de uma no­va ge­ra­ção de cri­mi­na­lis­tas.

Ain­da nes­te ano, o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral de­ci­di­rá se man­tém ou re­vo­ga o acor­do fei­to por Ro­dri­go Ja­not com os do­nos da JBS. Os ir­mãos Ba­tis­ta es­tão na fri­gi­dei­ra, mas Ja­not, a ou­tra pon­ta de um acor­do tão as­tu­ci­o­so quan­to es­ca­la­fo­bé­ti­co, vai bem, obri­ga­do.

Com a ida do as­tro-rei Ser­gio Mo­ro pa­ra o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.