Correio da Bahia

Arigatô, sayonará

Bahia Adeus de Edigar Junio é confirmado; atacante vai para o Japão por empréstimo

- Vitor Villar REPORTAGEM @vitorvilla­r

Já era certo, um fato consumado, mas ainda faltava ser anunciado pelo Bahia. Foi o que aconteceu ontem à tarde. Por meio de um comunicado oficial, o clube tricolor confirmou a saída do atacante Edigar Junio, que vai para o Yokohama Marinos, do Japão, por empréstimo.

Na nota, o Esquadrão confirmou que o empréstimo será de uma temporada, com o clube sendo pago por ceder o atleta – só não divulgou o valor que receberá. O time japonês pagará o salário do atacante durante o período.

Segundo o que foi apurado pelo CORREIO, o Yokohama Marinos terá a opção de comprar Edigar Junio em definitivo ao final do empréstimo. O contrato do atacante com o Bahia vai até o final de 2020. Ele havia renovado o vínculo pela última vez em novembro do ano passado, estendendo a duração em mais um ano.

No último domingo, o zagueiro Tiago já havia confirmado, extraofici­almente, o ‘adeus’ de Edigar. Ele postou uma foto em seu perfil do Instagram num jantar de despedida do atacante.

A suspeita da saída iminente começou quando Edigar não se apresentou com os demais companheir­os no dia 3 de janeiro. Diretor de futebol do Bahia, Diego Cerri disse, em entrevista coletiva, no dia seguinte, que o atacante havia feito um pedido para deixar o clube.

“Edigar segue aqui, ainda não foi para o futebol japonês. Ele é um dos atletas mais antigos do elenco, muito correto. Nos fez um apelo de que é um momento importante da carreira dele e que queria ter essa oportunida­de. E nós es- tamos consideran­do essa eventual ida”, disse à época, ainda falando de uma negociação em andamento.

Num vídeo publicado pelo Bahia, Edigar explica a decisão: “Conversei com minha família se isso seria o melhor a se fazer. Conversei com Diego (Cerri) também, porque não foi fácil para o Bahia e o presidente aceitarem. Depois de muito tempo, a gente entrou em um consenso e espero que essa tenha sido a melhor decisão”.

MARCANTE

Desde 7 de janeiro de 2016 no Fazendão, Edigar era o atleta há mais tempo ininterrup­to no elenco profission­al do Bahia. O zagueiro Lucas Fonseca, que deixou o clube em 2015 e voltou em março de 2016, assume o posto.

Ao todo, Edigar fez 142 jogos pelo Esquadrão e marcou 44 gols. O mais decisivo foi o do triunfo por 1x0 sobre o Sport, em maio de 2017, que deu ao tricolor o título da Copa do Nordeste.

Edigar também foi destaque na campanha do acesso em 2016, quando fez oito gols, e da Série A de 2017, quando foi o artilheiro do time com 12 tentos. Ele ainda conquistou o título do Baianão de 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil