Mi­nis­tro ita­li­a­no agra­de­ceu ope­ra­ção po­li­ci­al

Correio da Bahia - - Mais -

O mi­nis­tro do In­te­ri­or da Itá­lia, Mat­teo Sal­vi­ni, agra­de­ceu ao tra­ba­lho da po­lí­cia que re­a­li­zou a pri­são de Ce­sa­re Bat­tis­ti na Bo­lí­via. Ele cha­mou o fa­to de “um gran­de pre­sen­te a 60 mi­lhões de ita­li­a­nos”: “Es­ta­mos pre­pa­ran­do a che­ga­da des­se cri­mi­no­so mal­di­to à Itá­lia ama­nhã. Obrigado a to­dos que pos­si­bi­li­ta­ram es­sa mu­dan­ça, ao no­vo pre­si­den­te do Bra­sil, Jair Bol­so­na­ro, que ti­rou a pro­te­ção, por­que ele é um as­sas­si­no, não um es­cri­tor ou ideó­lo­go”.

O pri­mei­ro mi­nis­tro ita­li­a­no, Giu­sep­pe Con­te, con­fir­mou que Ce­sa­re Bat­tis­ti não pas­sa pe­lo Bra­sil an­tes de ser ex­tra­di­ta­do pa­ra a Itá­lia. Ele se­rá en­tre­gue às au­to­ri­da­des ita­li­a­nas no ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal Vi­ru Vi­ru em San­ta Cruz de La Si­er­ra, on­de Bat­tis­ti foi pre­so.

Co­mo a en­tra­da de Bat­tis­ti na Bo­lí­via foi ile­gal, a ex­pul­são de­le foi re­que­ri­da pe­la Itá­lia e aca­ta­da pe­lo go­ver­no bo­li­vi­a­no. O pla­no ini­ci­al in­cluia a vol­ta de Bat­tis­ti ao Bra­sil em um avião da Po­lí­cia Fe­de­ral, pa­ra de­pois ser ex­tra­di­ta­do pa­ra a Itá­lia.

O ad­vo­ga­do Igor Ta­ma­saus­kas, que de­fen­de o ita­li­a­no Ce­sa­re Bat­tis­ti, dis­se em no­ta que es­pe­ra que o ca­so “te­nha um des­fe­cho de res­pei­to aos di­rei­tos fun­da­men­tais de nos­so cli­en­te”: “A res­pei­to da pri­são do Ce­sa­re Ba­tist­ti te­mos a in­for­mar que, co­mo as no­tí­ci­as dão con­ta de que ele não se en­con­tra no Bra­sil, seus ad­vo­ga­dos bra­si­lei­ros não pos­su­em ha­bi­li­ta­ção le­gal pa­ra atu­ar em ou­tra ju­ris­di­ção que não a bra­si­lei­ra. Es­pe­ra­mos que o ca­so te­nha um des­fe­cho de res­pei­to aos di­rei­tos fun­da­men­tais de nos­so cli­en­te”.

FPTP/AFP

Ce­sa­re Bat­tis­ti em fo­to ofi­ci­al da po­lí­cia bo­li­vi­a­na, nes­te sá­ba­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.