Correio da Bahia

Ministro italiano agradeceu operação policial

-

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, agradeceu ao trabalho da polícia que realizou a prisão de Cesare Battisti na Bolívia. Ele chamou o fato de “um grande presente a 60 milhões de italianos”: “Estamos preparando a chegada desse criminoso maldito à Itália amanhã. Obrigado a todos que possibilit­aram essa mudança, ao novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que tirou a proteção, porque ele é um assassino, não um escritor ou ideólogo”.

O primeiro ministro italiano, Giuseppe Conte, confirmou que Cesare Battisti não passa pelo Brasil antes de ser extraditad­o para a Itália. Ele será entregue às autoridade­s italianas no aeroporto internacio­nal Viru Viru em Santa Cruz de La Sierra, onde Battisti foi preso.

Como a entrada de Battisti na Bolívia foi ilegal, a expulsão dele foi requerida pela Itália e acatada pelo governo boliviano. O plano inicial incluia a volta de Battisti ao Brasil em um avião da Polícia Federal, para depois ser extraditad­o para a Itália.

O advogado Igor Tamasauska­s, que defende o italiano Cesare Battisti, disse em nota que espera que o caso “tenha um desfecho de respeito aos direitos fundamenta­is de nosso cliente”: “A respeito da prisão do Cesare Batistti temos a informar que, como as notícias dão conta de que ele não se encontra no Brasil, seus advogados brasileiro­s não possuem habilitaçã­o legal para atuar em outra jurisdição que não a brasileira. Esperamos que o caso tenha um desfecho de respeito aos direitos fundamenta­is de nosso cliente”.

 ??  ??
 ?? FPTP/AFP ?? Cesare Battisti em foto oficial da polícia boliviana, neste sábado
FPTP/AFP Cesare Battisti em foto oficial da polícia boliviana, neste sábado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil