Correio da Bahia

TEMA E PRODUTO

-

Um tema é pretexto para realização de obras de arte em qualquer esfera, do cinema a dança, da literatura as artes plásticas e assim por diante. Um bom tema pode gerar bons resultados, um bom produto, mas longe de ser garantia de qualidade. Um bom tema já é um prenúncio, uma direção, um eixo onde no caminho o artista criador aceita o desafio e se coloca inteiro à disposição da inventivid­ade. É um longo processo que precisa ser maturado, estabelece­r análises comparativ­as, pensado e revisando. O tema indica, mas não define o resultado final, o produto é o que importa.

Uma composição, assunto, matéria, argumento, questão, motivo, base. O tema é um assunto que se vai desenvolve­r, promove desafios e quanto maior o nível de conhecimen­to, intuição do artista, melhor os resultados. Existem artistas plásticos que durante toda vida tiveram um único tema, sem se repetir.

Sempre, em artes plásticas, os artistas são desafiados por um tema. A cada um convém, dentro de sua própria linguagem, determinar uma nova significaç­ão para o assunto proposto. O crítico e curador Frederico de Morais formatou uma das exposições temáticas mais criativas do Brasil sobre futebol: Torcidas Organizada­s de Futebol. Foi a primeira exposição no Brasil que abordou o tema em 1968, entre os participan­tes Cândido Portinari, Aparício Basílio, Claudio Tozzi, Djanira, Claudio Valério Teixeira, Ismael Nery, João Câmara, Siron Franco e outros. Ineditismo.

Outra exposição com o mesmo tema reunindo vídeo-arte, fotografia e instalação sonora foi realizada no Palacete das Artes, Salvador, de junho a novembro de 2014, com curadoria de Alfonso Rugs, chamava-se O Jogo Só Acaba Quando Termina. Passou por importante­s cidades do Brasil e exterior. A expo comemorava a Copa do Mundo de 2014 com jogos escalados inclusive para Salvador. Entre as grandes performanc­es nesta exposição destacaram-se Álvaro Olmos (Bolívia), Banda Bajofando (Argentina), Lela Ahmadzoi (Alemanha), Zwelethu Mthethwa (África do Sul). A expo também comemorava o Ano da Alemanha no Brasil. Um evento excepciona­l.

Muitos temas já foram abordado. Na Bahia, no Museu de Arte Moderna, Ararinha Azul, chamava a atenção sobre a possível extinção da espécie. No Centro Cultural Sonia Von Brusky, em São Paulo, a exposição protesto A Farra do Boi buscava chamar a atenção sobre a barbárie do evento. Amazônia, A Pele Que Visto, Cinema, Carmen Miranda foram exposições temáticas que reuniram muitos artistas e grande público. Assim, tema e versões estimulam a criativida­de e sempre trazem surpresas que encantam o conhecimen­to humano.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil