Um no­vo Nor­des­tão a ca­mi­nho

Co­pa do Nor­des­te Re­gi­o­nal co­me­ça ama­nhã com no­vo for­ma­to e clás­si­cos na 1ª fa­se

Correio da Bahia - - Esporte - Vi­tor Vil­lar RE­POR­TA­GEM @vi­tor­vil­lar

Po­de-se di­zer que a Co­pa do Nor­des­te de 2019 é uma com­pe­ti­ção no­va, to­tal­men­te di­fe­ren­te da que co­nhe­cía­mos. A ideia é es­ta­be­le­cer o tor­neio co­mo prin­ci­pal com­pro­mis­so dos ti­mes da re­gião nos pri­mei­ros me­ses do ano.

Co­me­çan­do pe­lo no­vo for­ma­to. Sa­em de ce­na os qua­tro gru­pos de qua­tro ti­mes e en­tram ape­nas dois gru­pos com oi­to. Em vez de se en­fren­ta­rem den­tro de ca­da cha­ve, as equi­pes do Gru­po A en­fren­ta­rão as do Gru­po B.

Os mai­o­res clu­bes de ca­da es­ta­do fo­ram co­lo­ca­dos em gru­pos di­fe­ren­tes. O Vi­tó­ria es­tá no Gru­po A, ao la­do, por exem­plo, de For­ta­le­za e San­ta Cruz. O Bahia es­tá no Gru­po B, com Ce­a­rá e Náu­ti­co.

Gra­ças a es­se no­vo for­ma­to, os clás­si­cos es­ta­du­ais es­tão ga­ran­ti­dos. No dia 3 de fe­ve­rei­ro tem Ba-Vi, na Fon­te No­va, às 17h, pe­la 3ª ro­da­da.

Os jo­gos en­tre os mai­o­res ti­mes de ca­da es­ta­do tam­bém

O Vi­tó­ria se­gue co­mo mai­or cam­peão do Nor­des­tão, com qua­tro tí­tu­los. Com o tro­féu de 2017, o Bahia en­cos­tou no ri­val, com três es­tre­las.

O tri­co­lor, po­rém, tem re­tros­pec­to bem me­lhor que o ri­val na no­va era do re­gi­o­nal, ini­ci­a­da em 2013. O Es­qua­drão apa­re­ceu em três das úl­ti­mas qua­tro fi­nais – per­deu pa­ra o Ce­a­rá em 2015, ven­ceu o Sport em 2017 e per­deu pa­ra o Sam­paio Cor­rêa no ano pas­sa­do. Em 2016, caiu nas se­mi­fi­nais pa­ra o San­ta Cruz.

O me­lhor de­sem­pe­nho do Leão des­de 2013 fo­ram as se­mi­fi­nais. Em 2015 foi eli­mi­na­do pa­ra o Ce­a­rá. Em 2017, per­deu pa­ra o Bahia. O úl­ti­mo tí­tu­lo foi na edi­ção de 2010.

A du­pla bai­a­na pro­me­te fo­co to­tal na Co­pa do Nor­des­te, com o uso do ti­me prin­ci­pal em to­das as par­ti­das. Só na es­treia di­an­te do CSA o Leão usa­rá o sub-23 por con­ta do pou­co tem­po de pre­pa­ra­ção –

MAURÍCIA DA MATTA / EC VI­TÓ­RIA

Com con­tra­to só até ju­nho, Erick tem o Nor­des­tão pa­ra mos­trar ser­vi­ço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.