Correio da Bahia

Um novo Nordestão a caminho

Copa do Nordeste Regional começa amanhã com novo formato e clássicos na 1ª fase

- Vitor Villar REPORTAGEM @vitorvilla­r

Pode-se dizer que a Copa do Nordeste de 2019 é uma competição nova, totalmente diferente da que conhecíamo­s. A ideia é estabelece­r o torneio como principal compromiss­o dos times da região nos primeiros meses do ano.

Começando pelo novo formato. Saem de cena os quatro grupos de quatro times e entram apenas dois grupos com oito. Em vez de se enfrentare­m dentro de cada chave, as equipes do Grupo A enfrentarã­o as do Grupo B.

Os maiores clubes de cada estado foram colocados em grupos diferentes. O Vitória está no Grupo A, ao lado, por exemplo, de Fortaleza e Santa Cruz. O Bahia está no Grupo B, com Ceará e Náutico.

Graças a esse novo formato, os clássicos estaduais estão garantidos. No dia 3 de fevereiro tem Ba-Vi, na Fonte Nova, às 17h, pela 3ª rodada.

Os jogos entre os maiores times de cada estado também

O Vitória segue como maior campeão do Nordestão, com quatro títulos. Com o troféu de 2017, o Bahia encostou no rival, com três estrelas.

O tricolor, porém, tem retrospect­o bem melhor que o rival na nova era do regional, iniciada em 2013. O Esquadrão apareceu em três das últimas quatro finais – perdeu para o Ceará em 2015, venceu o Sport em 2017 e perdeu para o Sampaio Corrêa no ano passado. Em 2016, caiu nas semifinais para o Santa Cruz.

O melhor desempenho do Leão desde 2013 foram as semifinais. Em 2015 foi eliminado para o Ceará. Em 2017, perdeu para o Bahia. O último título foi na edição de 2010.

A dupla baiana promete foco total na Copa do Nordeste, com o uso do time principal em todas as partidas. Só na estreia diante do CSA o Leão usará o sub-23 por conta do pouco tempo de preparação –

 ?? MAURÍCIA DA MATTA / EC VITÓRIA ?? Com contrato só até junho, Erick tem o Nordestão para mostrar serviço
MAURÍCIA DA MATTA / EC VITÓRIA Com contrato só até junho, Erick tem o Nordestão para mostrar serviço
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil