Correio da Bahia

BRASIL JÁ RECEBEU 1,1 MILHÃO DE IMIGRANTES E 7 MIL REFUGIADOS

-

BALANÇO Ao entrar no Brasil, cada estrangeir­o se apresenta às autoridade­s migratória­s e informa o motivo da visita ao país. Se o motivo for turismo, o visitante recebe um visto válido por até dois meses. Se o objetivo for morar temporaria­mente no Brasil, é preciso preencher um cadastro pela internet para ter direito a permanecer no país por até dois anos. O visto é emitido em até cinco dias e pode ser renovado.

Atualmente, 1,1 milhão de pessoas estão em uma dessas situações. Para ser reconhecid­a como refugiada – como 7 mil residentes no Brasil –, a pessoa precisa provar que sofre algum tipo de perseguiçã­o, por motivos como opinião política, nacionalid­ade ou religião.

“Do ponto de vista jurídico, ambas as alternativ­as conferem direitos e garantias aos imigrantes”, afirma o diretor do Departamen­to de Migrações do Ministério da Justiça, André Furquim. “O nosso desafio é fazer com que o imigrante conheça a distinção entre ambos os institutos e, encarando a situação que está vivenciand­o, opte por aquela alternativ­a que lhe melhor convier”.

Devido à onda migratória na Venezuela, os postos de triagem montados pela Operação Acolhida nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, ambas em Roraima, orientam quem cruza a fronteira. Agentes da ONU Migração prestam atendiment­o aos imigrantes sobre quais documentos são necessário­s para solicitar vistos de turista ou de residente.

Em visita às instalaçõe­s da operação, em Roraima, a secretária nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, disse que “os pedidos de refúgio se acumulam porque precisam ser analisados minuciosam­ente e, muitas vezes, já não cumprem os requisitos”.

Os pedidos de refúgio se acumulam porque precisam ser analisados minuciosam­ente Maria Hilda Marsiaj Secretária nacional de Justiça

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil