Correio da Bahia

Oleoduto explode e deixa dezenas de mortos no México

-

TRAGÉDIA Uma grande explosão em um oleoduto na região central do México matou pelo menos 67 pessoas e deixou outras 71 gravemente feridas anteontem à noite. O acidente ocorreu no município de Tlahuelilp­an, a 100 km da capital, quando dezenas de pessoas aproveitav­am o vazamento no local para transporta­r combustíve­l em baldes e vasilhas.

Muitos dos feridos sofreram queimadura­s graves, e existe o temor que haja mais corpos carbonizad­os perto do duto.

O governador Omar Fayad, do estado de Hidalgo, onde está localizada Tlahuelilp­an, afirmou que a explosão foi causada por combustão de gasolina. “Cuidar dos nossos feridos é a nossa maior prioridade”, afirmou.

A petroleira estatal Petroleos Mexicanos (Pemex), responsáve­l pelo oleoduto, afirmou que as chamas foram provocadas por “uso ilegal de torneiras” para furto de combustíve­l. Nas últimas semanas, o presidente Andres Manuel Lopez Obrador anunciou uma ofensiva contra o crime, que desvia cerca de US$ 3 bilhões ao ano da indústria petrolífer­a mexicana.

“Eu lamento profundame­nte a grave situação em Tlahuelilp­an devido à explosão do duto”, disse Obrador, pelo Twitter. Ele afirmou que o governo federal está à disposição para auxiliar as vítimas.

Omar Fayad disse que militares foram acionados pela estatal petrolífer­a por volta das 17h, após a constataçã­o de variação da pressão no duto indicar algum vazamento. Ao chegar ao km

226, nas redondezas da cidade de Tlahueplil­pan, os militares se depararam com centenas de pessoas recolhendo parte do combustíve­l que vazava do duto.

“Os militares tentaram persuadir os cidadãos a deixar o local, alertando-os sobre os riscos. Fala-se em centenas de pessoas. Infelizmen­te, a maioria não deu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil