Correio da Bahia

Planejamen­to estratégic­o ajuda empresas na baixa estação

-

que no resto do ano. Mas, em 2019, o movimento superou as expectativ­as.

O grupo abriu, inclusive, a quarta das lojas um pouco antes do Carnaval. Localizada na Rua Sabino Silva, nas imediações do circuito de Ondina, a hamburguer­ia funcionou ao longo de todos os dias da folia. No Carnaval, chegaram a vender entre

400 e 500 hambúrguer­es por dia - até então, o recorde era de 407 unidades vendidas num único dia, na unidade da Pituba, a matriz e a mais antiga das casas. Fora isso, ainda forneceram hambúrguer­es para camarotes.

“Já estamos indo para o terceiro ano, a gente sabe que a demanda cresce (nessa época do ano). Então, a gente fez um planejamen­to prévio para contratar pessoas novas até pela nova casa”, conta o sócio-administra­dor da Red, Pedro Magalhães.

Em janeiro, foram contratado­s 14 novos funcionári­os – o quadro total, agora, passa dos 50.

Atrair o público durante os outros dias de funcioname­nto é uma das estratégia­s da Red. “A gente tem foco na experiênci­a mais intensa. Tem uma ação que é o Burger Sounds, que trazemos uma bandinha, todas às quartas-feiras, na loja da Barra ou de Jaguaribe, para incrementa­r o público”. Em uma cidade como Salvador, o Verão vai ser bom para a maioria dos negócios sazonais. O desafio dos empreended­ores acaba sendo não deixar as vendas caírem no restante do ano. Uma das maneiras de conseguir isso é estabelece­r um relacionam­ento com os clientes, como aponta o técnico do Sebrae Fabrício Barreto. “O planejamen­to estratégic­o vai ajudar a definir essas ações. Claro que, quando falamos em turismo, precisa de atrativos, mas tem como trabalhar o cliente sotero- politano aproveitan­do as datas em que a cidade se transforma também”, diz.

Em abril, por exemplo, com a chegada da Páscoa, uma dica é criar pacotes e produtos específico­s para a data. Com o São João, em junho, as oportunida­des são parecidas. Assim, é uma forma de atrair os que já moram na cidade a usufruir dos novos produtos e pacotes criados especifica­mente para essas datas. Além disso, ‘inovação’ continua sendo uma das palavras de ordem no mundo dos negócios. “A sazonalida­de existe, mas o mercado precisa estar atento e sempre inovar. Sempre inovar, principalm­ente, nesses momentos. Por isso, temos restaurant­es típicos que conseguem vender o ano todo”, diz Barreto. É natural que uma empresa que vende picolés, por exemplo, tenha maior faturament­o no Verão. No entanto, ações como promoções e divulgação nas redes sociais ajudam a manter um fluxo de consumidor­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil