Correio da Bahia

Força feminina no tatame

- Estadão Conteúdo REPORTAGEM redacao@redebahia.com.br

O domingo foi premiado para o judô do Brasil no Grand Slam de Ecaterimbu­go. Depois de passar em branco na sexta-feira e conquistar apenas uma medalha no sábado, uma prata com Maria Portela, nos 70kg, o país subiu ao pódio cinco vezes no último dia de disputa. O destaque ficou por conta do ouro de Maria Suelen Altheman.

Na categoria para judocas com mais de 78kg, ela brilhou. Por ippon, derrotou a israelense Raz Hershko e sua compatriot­a, Beatriz Souza, que ficaria com o quinto lugar. Também levou a melhor sobre outra brasileira, Rochele Nunes, que luta por Portugal, graças às três punições sofridas pela rival.

Na decisão diante da francesa Anne Fatoumata M’Bairo, a brasileira precisou se superar. Depois de sair atrás com um wazari, ela buscou o empate e levou a disputa para o golden score. Nele, aplicou outro wazari, que lhe garantiu o triunfo e o ouro.

Mayra Aguiar também subiu ao pódio após disputar uma final, mas ficou com a prata na categoria até 78kg. Na equilibrad­a final diante da japonesa Mao Izumi, a bicampeã mundial sofreu um estrangula­mento e foi derrotada a seis segundos do fim.

O judô do Brasil ainda garantiu três bronzes neste domingo. Na categoria até 90kg, Rafael Macedo faturou sua primeira medalha em um Grand Slam. Os outros dois bronzes vieram na categoria para judocas com mais de 100kg. David Moura e Rafael Silva, o ‘Baby’, ficaram com o terceiro lugar.

Maria Suelen fica com o ouro em Ecaterimbu­rgo; Mayra é prata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil