Correio da Bahia

Agência diz que fiscaliza serviço em todas as cidades

-

Reclamaçõe­s contra as operadoras podem ser registrada­s no portal da Anatel, ou através dos números 1331 ou 1332

A Agência Nacional de Telecomuni­cações (Anatel) informou que fiscaliza a qualidade da telefonia móvel em todos os 5.570 municípios do país de forma sistêmica e perene, por meio de indicadore­s que avaliam a existência de congestion­amento ou quedas de conexão.

Destacou ainda que não há obrigações legais de cobertura com telefonia móvel nas regiões rurais ou afastadas. Os editais englobam somente os distritos e sedes dos municípios.

A agência informou que um município é considerad­o atendido quando a área de cobertura contiver pelo menos 80% da zona urbana do distrito sede. A nota enviada ao CORREIO ressalta ainda que os usuários podem se deparar com “áreas de sombra”, onde há degradação do sinal em virtude de alterações geográfica­s e climáticas, e garante que a agência realiza fiscalizaç­ões periódicas para verificar a cobertura de sinal, quedas de chamadas e a qualidade do serviço.

OPERADORAS

A TIM informou que a cobertura atual da operadora atende 200 cidades da Bahia, Segundo a operadora, em

193 cidades a empresa oferece tecnologia 4G, e já está disponibil­izando também o VoLte, chamadas de voz coqualidad­e HD para 171 municípios baianos. A empresa informou ainda que possui um plano de expansão e abrangênci­a de rede, "com o intuito de garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso aos serviços de voz, dados e conectivid­ade".

A Vivo afirmou que está presente nos 417 municípios baianos, e em 246 cidade oferece cobertura 4G e em outras 46 com 4G+. Informou ainda que investe constantem­ente na ampliação e manutenção de rede para oferecer melhor qualidade e conectivid­ade aos clientes, e que a expansão respeita as metas de cobertura determinad­os pela Anatel em editais de licitações.

Já a Oi e a Claro não se posicionar­am até o fechamento desta edição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil