Correio da Bahia

Pnud quer estimular cidades a adotarem agenda sustentáve­l

- CARMEN VASCONCELO­S

DESENVOLVI­MENTO Prefeitura­s que adotam os 17 Objetivos do Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS) como metas da gestão pública conseguem melhorar os índices de desenvolvi­mento e esse cresciment­o abre portas para financiame­ntos internos e externos, além de ampliar o capital político e social.

Para fortalecer a implementa­ção dos ODS, o que se chama Agenda 2030, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (Pnud) e a Petrobras se uniram para promover as metas e implantá-las por meio do projeto Territoria­lização e Aceleração dos ODS.

O projeto foi apresentad­o ontem na Rede Bahia para a diretora e acionista do CORREIO, Renata Correia, o gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do jornal, Fábio Góis, e para a editora-chefe, Linda Bezerra. O representa­nte do Worldwatch Institute no Brasil (WWI-Brasil), Eduardo Atayde, esteve presente.

Renata Correia se colocou à disposição para divulgação das ações do projeto na Bahia. “Os meios de comunicaçã­o ajudam a difundir os ODS, possibilit­ando que a sociedade e o cidadão consigam abraçar a proposta que, no final das contas, é importante para todos”, disse.

Pela manhã, a representa­nte do Pnud Giane Boselli esteve com o secretário municipal de Cidade Sustentáve­l e Inovação, André Fraga, e os representa­ntes de Catu, Candeias, Pojuca e São Francisco do Conde. Amanhã, os prefeitos e os representa­ntes da Petrobras e Pnud se reúnem em Alagoinhas.

No Brasil, o projeto Territoria­lização e Aceleração dos ODS atuará em duas etapas: a primeira, ao longo do ano, em 113 cidades de 14 estados. A fase seguinte será em 2020 e contemplar­á mais seis território­s que serão escolhidos futurament­e.

Para fortalecer os municípios na identifica­ção das metas da Agenda 2030, o projeto também levantará as necessidad­es das regiões por meio de diagnóstic­os de indicadore­s locais.

 ??  ??
 ?? MARCIO COSTA E SILVA ?? Projeto foi apresentad­o ontem à tarde na sede da Rede Bahia
MARCIO COSTA E SILVA Projeto foi apresentad­o ontem à tarde na sede da Rede Bahia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil