Correio da Bahia

Palocci diz que Lula e Sarkozy acertaram propina em 2009

-

ZELOTES O ex-ministro Antônio Palocci, que comandou a Fazenda e a Casa Civil em governos do PT, narrou em depoimento à Justiça Federal, em Brasília, uma reunião entre os ex-presidente­s Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, da França, em que teria sido negociado o pagamento de propina para a compra de helicópter­os e a construção de submarinos nucleares pelo Brasil.

O ex-ministro prestou depoimento ontem de manhã, via teleconfer­ência da Justiça Federal em São Paulo. A oitiva se deu no âmbito da ação penal da Operação Zelotes, em que Lula é réu por suposto tráfico de influência na compra dos caças suecos da marca Grippen e na edição da MP 627.

A reunião, disse Palocci, foi realizada em 7 de setembro de 2009 e teve como objetivo selar a aquisição dos equipament­os para as Forças Armadas brasileira­s.

Na versão do ex-ministro, o acordo também englobaria a compra de caças pelo Brasil, mas o acordo não vingou. Anos depois, o governo brasileiro adquiriu os aviões da sueca Saab.

Palocci disse que, em seu acordo de colaboraçã­o com a Polícia Federal e Ministério Público, abordou detalhes sobre a compra dos submarinos e helicópter­os, mas não tem informaçõe­s sobre a aquisição dos caças suecos.

Segundo ele, na reunião realizada em 2009 foi feito um “acordo do conjunto da compra” e teriam sido discutidos “ilícitos”. Parte do dinheiro relacionad­o às negociaçõe­s, explicou Palocci, teria sido destinada ao PT.

A construção dos submarinos já havia sido citada no acordo de colaboraçã­o de executivos da Odebrecht, parceira de uma empresa francesa no projeto.

Palocci também disse que presenciou o ex-presidente Lula pedindo que a ex-presidente Dilma Rousseff favorecess­e empresas de parceiros dele. Segundo ele, Dilma “nem sempre” tinha conhecimen­to de que os pedidos de Lula envolviam propina.

A defesa de Lula disse que o depoimento de Palocci “só serviu para deixar ainda mais claro que ele negociou generosos benefícios com autoridade­s em troca de múltiplas e esfarrapad­as acusações contra o ex-presidente Lula”.

Sobre os submarinos e os helicópter­os, eu conheço várias situações ilícitas. Diversas situações que envolvem ilícitos

Antônio Palocci

Ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil