Correio da Bahia

Preso autor do ataque a tiros que matou 3 na Holanda

-

TERROR A polícia da Holanda prendeu, ontem, um homem de origem turca suspeito de envolvimen­to no ataque a tiros em Utrecht, que deixou três mortos e nove feridos. O suspeito foi identifica­do pela polícia como Gokmen Tanis, de 37 anos. O ataque aconteceu por volta das 10h45 do horário local (6h45 de Brasília) na linha de uma estação de bonde dos arredores da cidade. Autoridade­s acreditam que haja motivações terrorista­s.

Após o tiroteio, a praça 24 de Outubro foi fechada e ambulância­s se dirigiram ao local. Três helicópter­os foram acionados para auxiliar no socorro às vítimas. As autoridade­s elevaram o alerta para ataques terrorista­s para o nível máximo (5) na província de Utrecht – número que foi baixado logo depois da prisão de Tanis.

As escolas foram orientadas a fechar suas portas, e a polícia aumentou a segurança nas infraestru­turas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.

O premiê da Holanda, Mark Rutte, informou que um gabinete de crise foi montado para lidar com o caso. Ele expressou “profunda preocupaçã­o” em relação ao ataque. “Um ato de terrorismo é um ataque à nossa civilizaçã­o, à nossa sociedade tolerante e aberta Nosso estado de direito e nossa democracia são mais fortes do que o fanatismo e a violência”, disse Rutte a jornalista­s. “Não vamos ceder à intolerânc­ia jamais”.

O pai do suspeito disse que quer que seu filho seja puni-

 ?? JOHN THYS / AFP ?? O ataque aconteceu na linha de uma estação de bonde dos arredores da cidade holandesa de Utrecht
JOHN THYS / AFP O ataque aconteceu na linha de uma estação de bonde dos arredores da cidade holandesa de Utrecht

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil