Correio da Bahia

Brasil e EUA assinam acordo que libera Base de Alcântara

- Das agências REPORTAGEM redacao@redebahia.com.br

Acerto integra pacote da visita de Bolsonaro aos Estados Unidos

Um dos pontos altos da visita o presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Washington, Brasil e os Estados Unidos assinaram, ontem, o chamado Acordo de Salvaguard­as Tecnológic­as (AST), que permite aos EUA lançar satélites a partir da Base de Alcântara, no Maranhão. Apesar de permitir a presença de estrangeir­os no espaço militar do país, o acerto corrige pontos controvers­os que levaram o Congresso a rejeitar o primeiro AST em 2000, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O acordo foi firmado sob os olhos de Bolsonaro, que estava no palco da Câmara de Comércio Americana no momento da assinatura, feita pelos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) junto ao secretário assistente do Escritório de Segurança Internacio­nal e Não-Proliferaç­ão dos EUA, Christophe­r Ford.

O acordo de salvaguard­as tecnológic­as prevê a proteção de conteúdo com tecnologia americana usado no lançamento de foguetes e mísseis a partir da Base de Alcântara. Atualmente, 80% do mercado espacial usa tecnologia dos EUA e, portanto, a ausência de acordo de proteção limitava o uso da base brasileira.

O texto também é um acordo de não proliferaç­ão de tecnologia­s de uso dual, que podem ser usadas tanto para fins civis como militares, caso do lançamento de mísseis.

A informação de que as negociaçõe­s entre os dois países estavam concluídas para que o novo AST fosse anunciado na visita de Bolsonaro aos EUA foi antecipada pelo Estadão. Depois de 2002, quando

 ?? MANDEL NGAN/AFP ?? Bolsonaro discursa na Câmara de Comércio Americana, palco da assinatura do acordo
MANDEL NGAN/AFP Bolsonaro discursa na Câmara de Comércio Americana, palco da assinatura do acordo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil