Correio da Bahia

Após polêmica, dispensa de visto é formalizad­a

-

O presidente Jair Bolsonaro formalizou ontem a dispensa unilateral de visto para turistas americanos entrarem no Brasil. A medida consta de decreto assinado por Bolsonaro e será estendida também à Austrália, Canadá e Japão, também de forma unilateral. Ou seja, sem exigência de reciprocid­ade. A medida só entrará em vigor em 17 de junho deste ano.

Na semana passada, o governo já havia dito que o fim do visto para os americanos seria umas das medidas a serem anunciadas por Bolsonaro durante a visita ao presidente Donald Trump. De acordo com o decreto, a dispensa do visto de visita apenas se aplica aos portadores de passaporte­s válidos para “entrar, sair, transitar e permanecer” no Brasil, sem intenção de residir e para fins de turismo e negócios, entre outras atividades.

O decreto ocorre um dia após o mal-estar gerado pelas declaraçõe­s do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), ao justificar por que os EUA não oferecem reciprocid­ade ao Brasil para isentar turistas do país de visto de entrada. Segundo ele, há mais brasileiro­s que passariam a viver ilegalment­e nos EUA.

Eduardo, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, ainda classifico­u os imigrantes brasileiro­s que vivem em situação irregular fora do país como uma “vergonha nossa” e foi alvo de inúmeras críticas, incluindo de aliados do governo Bolsonaro.

 ?? FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL ??
FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil