Correio da Bahia

Em meio à visita, Bolsa bate recorde histórico

-

A inédita marca dos 100 mil pontos do Índice Bovespa foi atingida pela primeira vez, ontem, numa evidência de que o mercado brasileiro de ações segue antecipand­o a aprovação da reforma da Previdênci­a no Congresso. Pesaram positivame­nte as declaraçõe­s do ministro da Economia, Paulo Guedes, que reforçou em discurso para investidor­es americanos a percepção de que os esforços necessário­s para implementa­r a proposta estão sendo feitos.

O índice oscilou em terreno positivo desde a abertura, com boa contribuiç­ão do mercado internacio­nal, que se mostrou favorável à tomada de risco. A chegada à esperada pontuação ocorreu às 14h50 e o índice manteve-se ao redor desse patamar até as 14h56, depois de ter atingido máxima aos 100 mil pontos. Em seguida, perdeu parte do fôlego e fechou aos 99.9 mil pontos, em novo recorde histórico, com alta de 0,86%.

Em meio à boa movimentaç­ão da Bolsa, Guedes afirmou que não há outro caminho para o Brasil se não aprovar a reforma, sob pena de compromete­r o futuro de sucessivas gerações de brasileiro­s. “O índice ainda não fechou acima dos 100 mil pontos, mas essa é uma questão de tempo. A chegada a esse patamar é resultado da maior visibilida­de da reforma, que tem promovido uma diminuição das incertezas”, disse Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimen­tos.

No mesmo movimento, o dólar americano fechou em queda de 0,76%, cotado ontem em R$ 3,7914, o menor valor desde 1º de março.

 ?? NELSON ALMEIDA / AFP ?? Expectativ­a com reforma e discurso de Guedes nos EUA puxaram alta
NELSON ALMEIDA / AFP Expectativ­a com reforma e discurso de Guedes nos EUA puxaram alta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil