Correio da Bahia

Trump volta a atacar deputadas com ofensas xenófobas

-

POLÊMICA NO TWITTER O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar três congressis­tas de origem estrangeir­a, ontem. As postagens considerad­as xenófobas começaram anteontem, quando Trump disse que as congressis­tas “deveriam voltar para os países de onde vieram, lugares cujos governos são uma catástrofe”. Ontem, o presidente disse que as três deputadas deviam “amar os inimigos” dos Estados Unidos.

As três congressis­tas que estão na mira das ofensas de Trump são do partido Democrata. Ontem, parlamenta­res democratas se mobilizara­m para repudiar formalment­e os ataques contra Ilhan Abdullahi Omar, Alexandria Ocasio-Cortez e Rashida Tlaib.

Das três, apenas Omar não nasceu nos EUA, ela é de Mogadíscio, na Somália, mas imigrou aos 10 anos. As outras duas parlamenta­res, Ocasio-Cortez e Tlaib são nascidas nos EUA e têm pais, respectiva­mente, de origem porto-riquenha e palestina. Cortez, inclusive, assim como Trump, é de Nova York.

A presidente da Câmara dos Representa­ntes, a deputada democrata Nancy Pelosi, apresentou uma resolução criticando os ‘tuítes xenófobos’ do presidente. A medida força os membros do partido Republican­o, o mesmo de Trump, a uma posição incômoda: votar contra ele na resolução ou defender as declaraçõe­s do presidente, que vêm sendo chamadas de racistas por parte consideráv­el do eleitorado.

Também ontem, o governo Trump deu outra demonstraç­ão de intolerânc­ia com estrangeir­os e endureceu ainda mais as leis de imigração do país. A nova lei tornará mais difícil o processo de pedido de asilo aos EUA. Pela regra, os estrangeir­os que tentarem entrar nos EUA precisarão ter tentado asilo em outro país antes de pedir aos americanos.

Nossos colegas republican­os precisam se unir a nós, rejeitando os tuítes xenófobos do presidente Nancy Pelosi Presidente da Câmara dos Representa­ntes, ao apresentar representa­ção contra Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil