Correio da Bahia

Camaçari lidera ranking na RMS

-

Embora Itinga seja o bairro dentre todas as 13 cidades da Região Metropolit­ana de Salvador (RMS), incluindo a capital, com o maior número de crimes violentos letais intenciona­is (CVLIs) registrado­s de 2011 a 2019, Lauro de Freitas ocupa apenas a quarta posição no ranking de homicídios, em números absolutos, dentro da mesma série histórica. De 2011 para cá, foram 908 pessoas assassinad­as.

A liderança na Região Metropolit­ana, em números absolutos, é de Camaçari, que também é a segunda maior cidade no grupo das 13. Com 1.661 vítimas da violência de 19 de janeiro de 2011 até 17 de junho de 2019, a cidade, conhecida pelo Polo Petroquími­co, mas também pela faixa de litoral frequentad­a por turistas do país inteiro, só fica atrás de Salvador. No mesmo período, foram 10.960 mortes violentas na capital baiana, de acordo com os dados dos boletins diários divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Depois de Camaçari aparece Simões Filho, Lauro de Freitas e Candeias. Embora tenham sido registrado­s homicídios em todos os municípios, Madre de Deus foi aquele com menos mortes contabiliz­adas – 53 no total de oito anos e seis meses.

A SSP-BA foi procurada, mas não comentou os números de Camaçari. A pasta não considera que os dados divulgados pelo boletim sejam estatístic­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil