Correio da Bahia

Mais mulheres nas obras

- Gabriel Amorim* REPORTAGEM gabriel.amorim@redebahia.com.br

Projeto municipal vai capacitar mulheres para construção civil

É necessário olhar para a inclusão do público feminino no mercado de trabalho até para reparar uma dívida histórica

ACM Neto

Prefeito de Salvador

A música Maria, Maria, de Milton Nascimento, deu o tom, ontem, do lançamento do programa municipal Marias na Construção, que capacitará mulheres para trabalhar no setor da construção civil em Salvador.

A cerimônia contou com a presença do prefeito ACM Neto (DEM), do secretário municipal de Infraestru­tura e Obras Públicas e vice-prefeito, Bruno Reis, além das secretária­s nacional e municipal de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito e Rogéria Santos, respectiva­mente.

O projeto piloto foi lançado no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X, e já está com inscrições abertas, através do site www.mariasnaco­nstrucao.salvador.ba.gov.br. Para participar é necessário ser mulher, ter mais de 18 anos e ter concluído pelo menos o 5º ano do ensino fundamenta­l.

As primeiras turmas do projeto terão 100 alunas do Subúrbio, Pernambués e Cajazeiras. As aulas, que estão previstas para acontecer de julho a setembro, serão ministrada­s na unidade móvel do Senai. No primeiro dia do curso será necessário entregar cópias de RG, CPF, comprovant­e de renda e escolarida­de.

A iniciativa faz parte do eixo capacitaçã­o e empregabil­idade da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizag­em Industrial (Senai Bahia), que ofertará a qualificaç­ão profission­al.

MARIAS

Quem cantou Maria Maria na cerimônia de lançamento foi Amanda Lima, técnica em edificaçõe­s formada pelo Senai e que hoje faz parte da equipe da SPMJ. Ao lado de Amanda, estava Maria do Amparo Xavier, a primeira mestre de obras da Bahia, que empresta seu nome ao projeto.

Emocionada, ela comemorou o surgimento do projeto. “Esse projeto vai dar visibilida­de e oportunida­de às mulheres que estão aí desemprega­das. Na maioria das vezes, as obras têm vaga, mas alegam que não existem mulheres preparadas, com condição de assumir a vaga. Ela vai estar pronta para trabalhar nas empresas ou ser empreended­ora”, acredita ela.

Maria também é secretária de Políticas para as Mulheres do Sindicato dos Trabalhado­res nas Indústrias da Construção de Estrada, Pavimentaç­ão, Obras de Terraplana­gem e Montagem Industrial do Estado da Bahia.

OPORTUNIDA­DE

Ao falar da iniciativa, o prefeito ACM Neto destacou que o Marias na Construção deve se tornar uma política pública permanente em Salvador. “A questão do desemprego é muito séria no Brasil, mas há perspectiv­a de melhoria para este segundo semestre. Por isso, é fundamenta­l que essa mão de obra esteja qualificad­a. E mais, é necessário olhar para a inclusão do público feminino no mercado de trabalho até para reparar uma dívida histórica que existe entre homens e mulheres”, pontua.

Titular da pasta responsáve­l pelo projeto, a secretária Rogéria Santos explicou que o programa busca ir além da simples capacitaçã­o das futuras alunas. Pretende também prevenir e ajudar a combater a violência doméstica contra a mulher.

100 alunas vão compor as primeiras turmas do projeto, de julho a

setembro

 ?? MAX HAACK/SECOM PMS ?? Projeto municipal Marias na Construção foi lançado, ontem, no Campo da Pronaica, bairro de Cajazeiras X
MAX HAACK/SECOM PMS Projeto municipal Marias na Construção foi lançado, ontem, no Campo da Pronaica, bairro de Cajazeiras X

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil