Correio da Bahia

As vaquinhas vão invadir Salvador

- GIULIANA MANCINI

Não se assuste se, a partir de outubro, você sair de sua casa e se deparar com uma vaquinha por aí. Elas prometem uma verdadeira invasão por vários cantos de Salvador. Mas nada de uma manada perigosa à solta: são todas muito simpáticas.

A capital baiana receberá a próxima edição da CowParade Brasil, um dos maiores e mais bem-sucedidos eventos de arte de rua do mundo. O projeto, que já aconteceu outras 12 vezes no Brasil, é internacio­nal e já passou por países como Estados Unidos, Austrália, França e Itália, entre outros, em mais de 20 anos. Em todos, artistas pintam esculturas em formato de vaca, de tamanho natural, feitas em fibra de vidro.

Com apoio da prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a iniciativa foi lançada ontem, no Museu Náutico da Bahia, no Forte de Santo Antônio, na Barra. Aqui, serão 60 obras, que vão ficar em vários locais da cidade, públicos e privados, entre 11 de outubro e 9 de novembro.

“Temos uma expectativ­a muito grande para Salvador, uma terra conhecida por grandes artistas. Tenho certeza que selecionar­emos projetos muito bacanas”, afirma Catherine Duvignau, sócia-diretora da Toptrends, empresa organizado­ra da CowParade Brasil.

O prefeito ACM Neto comemorou a chegada do evento. “É uma honra sermos escolhidos, chega em boa hora. A cidade está cada vez mais valorizada, é o palco ideal para 2019”, afirmou. Presidente da Saltur, Isaac Edington endossou o coro. “Tem tudo a ver com Salvador, chega no momento exato. É um presente para a gente”.

Qualquer artista local pode se inscrever, pelo site oficial, cowparade.com.br, até o dia 2 de agosto. “Participam não apenas os artistas conhecidos e renomados de Salvador, mas também os que acabam não tendo tanta visibilida­de, não tem patrocínio­s... É dar uma chance para eles serem revelados”, comentou o prefeito.

A CowParade Salvador terá como madrinha Rosário Magalhães, presidente de honra do Parque Social. “É um convite honroso e muito gratifican­te ter esse papel em um evento tão representa­tivo, a nível mundial. O projeto realmente valoriza não só artistas famosos, mas também anônimos. Sei da importânci­a que é dar essa visibilida­de”, disse.

Durante o evento, a artista Sista Kátia foi convocada para pintar uma das esculturas de vaca ao vivo. “Acompanho há anos, de forma online, o projeto. E agora, chegar a Salvador e poder participar... Ainda mais sendo uma figura de uma fêmea, a vaca, que é tão simbólica em várias culturas. E eu ainda sou vegana, acho que tem tudo a ver”, falou.

No site oficial do CowParade Brasil - edição Salvador, há o regulament­o do projeto e a ficha de inscrição gratuita, além de três tipos de moldes das vaquinhas - de pé, pastando ou repousando -, onde o artista interessad­o deve criar seu desenho.

As obras selecionas serão conhecidas no dia 13 de agosto. Entre 11 de outubro e 9 de novembro, as vacas serão espalhadas por Salvador. E, no fim do evento, leiloadas, com o valor arrecadado doado para instituiçõ­es beneficent­es selecionad­as. “Vamos fazer uma visita às instituiçõ­es possíveis na data. Estamos olhando algumas com carinho”, garante Carlos Lacerda, gerente de Marketing e Merchandis­ing da Extrafarma, rede de farmácias patrocinad­ora.

Antes de serem leiloadas mas depois da exposição em lugares públicos - as vaquinhas ficarão à mostra no 3º piso do Shopping da Bahia. “Será o único lugar onde a pessoa poderá ver todas as obras. Elas ficarão por 15 dias, ainda em novembro”, afirmou Wilton Oliveira, superinten­dente do shopping.

 ?? EVANDRO VEIGA ?? A grafiteira Sista Kátia no lançamento da edição da CowParade em Salvador
EVANDRO VEIGA A grafiteira Sista Kátia no lançamento da edição da CowParade em Salvador
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil