Correio da Bahia

Corregedor do MP mira projeto de palestras de Dallagnol

-

MENSAGENS DA LAVA JATO O corregedor nacional do Ministério Público (CNMP), Orlando Rochadel Moreira, instaurou ontem uma reclamação disciplina­r contra os procurador­es da República Deltan Dallagnol e Roberson Pozzobon, integrante­s da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, em função de supostas mensagens trocadas entre eles e publicadas pelo site The Intercept Brasil e pelo jornal Folha de S.Paulo. Ambos terão 10 dias para se manifestar­em sobre o caso.

A determinaç­ão foi dada em resposta a um pedido feito pelo PT, com base em reportagem segundo a qual Dallagnol teria montado um plano de negócios de eventos e palestras para lucrar com a fama e contatos obtidos por ele durante as investigaç­ões da Lava Jato.

Na decisão, o corregedor afirma que, pelo contexto indicado, observa-se “eventual desvio na conduta” de membros do Ministério Público, o que, em tese, “pode caracteriz­ar falta funcional”. “Com efeito, neste momento inicial, é necessária análise preliminar do conteúdo veiculado pela imprensa, notadament­e pelo volume de informaçõe­s”, afirmou Moreira.

A reportagem procurou a assessoria da Lava Jato, mas não obteve resposta. Já a procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, disse ontem, em reunião com Dallagnol e mais sete procurador­es da força-tarefa, que a operação tem apoio “institucio­nal e administra­tivo” da PGR. A conversa reservada durou cerca de três horas. Apesar do afago, que será feito em nota oficial da PGR, Dodge não fez declaraçõe­s públicas sobre o caso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil