Correio da Bahia

Deputadas ofendidas respondem a Trump: ‘Nacionalis­ta branco’

-

OFENSAS NO TWITTER As deputadas do partido Democrata atacadas por Donald Trump com mensagens acusadas de teor racista e xenófobo no Twitter, respondera­m ao presidente americano, ontem, afirmando que a agenda do governante é a de um “nacionalis­ta branco”; o que na linguagem do Congresso americano é o mesmo que chamá-lo de “nazista”.

Além das parlamenta­res Alexandria Ocasio-Cortez, Ilhan Omar e Rashida Tlaib, as ofensas de Trump também atingem a deputada Ayanna Pressley - afirmam ainda que a sequência de tuítes iniciados desde o domingo, em que o presidente as manda “ir embora dos EUA” ou as acusa de “amar os inimigos dos EUA”, são uma estratégia de Trump para distrair a opinião pública dos problemas que atingem o país. Nas mensagens, Trump ainda se refere às origens étnicas das parlamenta­res. Três delas são filhas de latinos. negros e palestinos e uma delas é imigrante da Somália e chegou aos EUA ainda criança.

“Quero pedir aos americanos e a todas as pessoas nesta sala que não mordam a isca. Essa é uma distração das coisas que importam e têm consequênc­ia para os americanos e pelas quais fomos enviadas para cá, para trabalhar pelo povo. Mas nós não seremos silenciada­s”, disse Ayanna Pressley, que representa o estado de Massachuse­tts no Congresso, durante uma entrevista coletiva convocada pelas quatro ofendidas.

Também ontem, enquanto as deputadas, chamadas por Trump ironicamen­te de “progressis­tas”, faziam a entrevista coletiva para responder aos ataques, o presidente usava mais uma vez o Twitter para afirmar que os tuítes publicados por ele no domingo e anteontem não eram racistas.

“Eu não tenho um só osso racista no meu corpo!”, escreveu na rede social.

 ?? BRENDAN SMIALOWSKI/AFP ?? Quatro parlamenta­res filhas de imigrantes têm sido atacadas por Trump no Twitter desde domingo
BRENDAN SMIALOWSKI/AFP Quatro parlamenta­res filhas de imigrantes têm sido atacadas por Trump no Twitter desde domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil