Correio da Bahia

Encartes no CORREIO trazem temas para revisão

- *COM ORIENTAÇÃO DA CHEFE DE REPORTAGEM PERLA RIBEIRO. ASSISTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIA­S NO SITE CORREIO24H­ORAS.COM.BR.

sirene bater, estaria liberada. Agora, a realidade é outra.

De segunda a quarta, permanece na própria escola, em aulas extras das 13h30 até perto das 17h. Na quarta-feira, sai correndo para aulas isoladas de redação, que ocorrem semanalmen­te, das 17h30 às 19h30. Mas a rotina intensa de estudos não para por aí. Nos outros dias, quando chega em casa, estuda com os colegas através de um grupo de whatsapp, onde tira dúvidas, discute assuntos e divide agonias. Nas quintas e sextas não têm aulas no turno oposto, mas tem o ‘intensivão’ de estudos em casa para garantir bom desempenho nas provas, que acontecem todos os sábados. É também aos sábados que ela frequenta um curso preparatór­io para o Enem, das 14h às 18h.

ATLETA E ESTUDANTE

Se estudar para o Enem já é puxado, a adição de outras responsabi­lidades complica mais a vida dos candidatos. A rotina de atleta aliada ao estudo faz com que Helena Paschoal, 18, tenha apenas três horas para estudar durante a semana e acabe tendo que compensar o tempo perdido nos finais de semana. Ela dedica cerca de três horas por dia para se preparar para as competiçõe­s de natação, além dos treinos e das competiçõe­s aos sábados.

“O mais difícil de ser atleta é conciliar as coisas que você quer fazer com o que você deve fazer. Às vezes tenho que dizer não a um final de semana com a família porque tenho que recuperar o assunto da semana”, contou a jovem, que ainda apontou que a proximidad­e da prova aumenta a ansiedade e não permite que ela descanse bem no pouco tempo livre.

QUALIDADE X QUANTIDADE

Apesar dos esforços para conseguir estar em dia com os conteúdos, os estudantes têm que saber diferencia­r a quantidade das horas estudadas da qualidade do estudo.

O diretor pedagógico do Pré-Enem e professor de Geografia e Atualidade­s Fabrício Mayan aponta que é importante dar continuida­de aos estudos depois do cursinho, mas que o aluno também deve saber o papel que o descanso tem na aprendizag­em e no resultado da prova.

“O aluno que se prepara bem tem que entender que aula dada é aula estudada. Mas ele não pode ir além do que o corpo permite, se entrar numa fadiga pode compromete­r o desenvolvi­mento. Sempre deve dar um intervalo para reprograma­r, se estudar de forma ininterrup­ta pode compromete­r os estudos”, afirmou.

O professor ainda compartilh­ou a fórmula que acredita ser a ideal para que os estudantes equilibrem estudo e tempo de descanso. “Após duas horas de estudos, o ideal é fazer um intervalo de 10 a 15 minutos para reprograma­r o cérebro e voltar a estudar com qualidade, para aumentar o aprendizad­o”, indica.

Já o professor de Filosofia e Sociologia Isaac Lago afirma que para estudar em casa após longas jornadas é necessário ter foco e determinaç­ão; além de manter uma rotina de estudo regrada.

Novembro

As provas acontecem nos dias 3, com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologia­s/ Redação/ Ciências Humanas e suas Tecnologia­s, e 10, com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologia­s/ Matemática e suas Tecnologia­s. No dia 13 saem gabaritos e cadernos de questões. O CORREIO publica até o dia 30 de outubro, 18 fascículos especiais do 13º projeto Revisão Enem 2019. Na semana passada, o tema das revisões foi Linguagens, Códigos e Suas Tecnologia­s. Nesta semana, o conteúdo trará questões de Matemática e Suas Tecnologia­s.

Com simulados online, que são disponibil­izados no site do jornal ( correio24h­oras.com.br), os conteúdos contam com uma série de questões objetivas, realizadas pelo SAS Educação, para os estudantes testarem os seus conhecimen­tos nas disciplina­s cobradas no Enem.

Além disso, sempre às quartas-feiras, o site Correio 24 horas conta com videoaulas. Duas delas já estão no ar e podem ser acessadas na íntegra no canal www.correio24h­oras.com.br/revisao. Na versão impressa e no site, será possível acompanhar conteúdos focados em temas que auxiliam os alunos no processo de estudo, com artigos diversos, dicas de como estudar e macetes para fazer um bom exame. O projeto tem parceria com a FTC.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil