Correio da Bahia

Dinheiro extra Governo confirma saque de até 35% do FGTS ativo e inativo

- *NOME FICTÍCIO

520 mil pessoas são usuárias dos serviços

do Planserv

me no início do ano que precisaria ser refeito em três meses, mas o plano não liberou.

“Mesmo sabendo que era para um paciente de câncer, eles não liberaram. E o pior é que o Planserv diz que autorizou, quando vamos para a clínica eles dizem que não. Enquanto isso, o exame não é feito e a doença pode evoluir”, diz.

“Isso tem sido um problema há mais de um ano. Há cotas, o hospital faz o atendiment­o que foi liberado pelo Planserv e depois não recebe os pagamentos”, diz o vice-presidente do Cremeb, Júlio Braga.

INCERTEZA

O analista técnico Felipe Costa* gastou R$ 750 em consultas nos últimos meses fora do plano por não conseguir marcar consultas. Agora, ele vive uma incerteza: nem sabe se vai conseguir fazer uma crurgia no mês que vem.

Para a cirurgia, ele teve que fazer três consultas com um urologista, mas preferiu procurar um médico particular, já que, através do Planserv, ele só conseguiri­a marcar de três em três meses.

“Eu marquei porque posso pagar e com saúde não se brinca, mas fico imaginando quem não pode. O plano basicament­e virou uma cobertura de emergência porque para consulta não serve ”, desabafa.

A assessora Claudia Costa, 54, teve que fazer um segundo plano de saúde. “Eu passei a ter dois planos a partir de novembro. Tenho um tratamento sério por conta de uma lesão que tive no tornozelo e não consegui mais marcar pelo Planserv, então tive que fazer pelo outro plano”, conta.

ADMINISTRA­ÇÃO

Desde dezembro de 2017, a empresa Qualirede administra o Planserv. Contratada para fazer uma modernizaç­ão no plano de saúde e dar apoio operaciona­l, a empresa não enviou nenhum representa­nte a uma audiência pública na Assembleia Legislativ­a da Bahia (Alba) no dia 18 de junho para discutir os problemas no plano com beneficiár­ios e médicos.

O deputado estadual Alan Sanches (DEM), presidente da Comissão de Saúde da Alba, informou que remarcou a audiência para o dia 13 de agosto e que “se a empresa não comparecer de novo, vamos convocar para que ela seja obrigada a enviar um representa­nte”.

Em nota, a Qualirede informou que o contrato com o Planserv “vem sendo cumprido em sua integralid­ade, seguindo os valores éticos que sempre nortearam as ações da empresa”.

Quanto à audiência no 13 de agosto na Alba, a empresa diz que “ainda não recebeu o convite formal”, mas que “reitera sua disponibil­idade para contribuir com o debate sobre a prestação dos serviços de saúde sempre que chamada”. O convite para a audiência de junho, diz, chegou em cima.

A Secretaria de Administra­ção da Bahia afirmou que o Planserv é “sólido, forte e equilibrad­o financeira­mente” e “paga aos seus prestadore­s em dia e conforme contrato com a rede credenciad­a”.

 ?? MARINA SILVA ?? A estudante Ingrid Santos não consegue marcar consultas para ela, a mãe e o irmão; cotas já foram preenchida­s
MARINA SILVA A estudante Ingrid Santos não consegue marcar consultas para ela, a mãe e o irmão; cotas já foram preenchida­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil