Correio da Bahia

Motorista avança sobre ato de sem-terra e mata idoso

-

SÃO PAULO Um motorista avançou com uma caminhonet­e contra integrante­s do Movimento dos Trabalhado­res Rurais Sem Terra (MST) durante uma manifestaç­ão, ontem, em uma estrada de Valinhos, interior de São Paulo. Um manifestan­te de 72 anos morreu e outras cinco pessoas, entre elas um jornalista que cobria o ato, ficaram feridos.

O motorista acelerou e fugiu após o atropelame­nto. À tarde, no entanto, a Polícia Civil prendeu o motorista, mas não divulgou informaçõe­s sobre o caso. Até o fechamento desta edição, ele continuava detido.[

O crime aconteceu na ocupação Marielle Vive!, na Estrada dos Jequitibás, zona rural do município. Os moradores do acampament­o reivindica­vam água, saúde e escola, entregando folhetos a quem passava pelo local.

De acordo com o advogado dos acampados, Alfredo Bonardo, cerca de 40 pessoas estavam sobre a pista para a panfletage­m, quando a caminhonet­e se aproximou pela contramão e o motorista acelerou o veículo contra o grupo. Segundo Bonardo, alguns acampados fizeram menção de segurar o veículo, mas o motorista teria mostrado uma arma.

O idoso foi levado de ambulância para a Unidade de Pronto-Atendiment­o (UPA) de Valinhos, mas não resistiu aos ferimentos. O jornalista Carlos Felipe Tavares, do Coletivo Socializad­o Saberes, que trabalhava para o MST e usava uma câmera na cobertura do ato, também foi levado para a UPA - ele passou por exames e ficou em observação. Outros quatro manifestan­tes tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos (Condepe), Dimitri Sales, que acompanha o caso, o homem detido pela Polícia Civil teria admitido o atropelame­nto e não seria ligado à área ocupada pelo MST.

Em nota, o MST confirmou a morte de um manifestan­te, identifica­do apenas como "senhor Luiz" e repudiou o ataque. "A manifestaç­ão tinha como objetivo pressionar a prefeitura de Valinhos para garantir o fornecimen­to de água. As famílias também lutam pelo direito à terra e à realização da reforma agrária", diz o texto.

5 pessoas ficaram

feridas em atropelame­nto na estrada de Valinhos

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil