Correio da Bahia

Disputa pelo tráfico faz bares fecharem mais cedo

-

A disputa pelo controle do tráfico de drogas entre as facções do Bonde do Maluco (BDM), com forte atuação em Cabuçu, e Katiara, que atua em Bom Jesus dos Pobres, vem se acirrando e apavorando quem vive nos locais.

“Essa rivalidade, que antes não existia, coisa de três anos para cá, mudou a nossa rotina. Aqui é Katiara. Mas antes, toda a Saubara era Katiara. Chegou o pessoal do BDM em Cabuçu, botou todo mundo que não era do grupo deles para correr. Hoje, o BDM quer tomar Bom Jesus, mas a Katiara aqui é forte e a gente é quem fica nesse fogo cruzado, nesse inferno”, explicou um agente de endemias. Segundo ele, como os tiroteios aconteciam à noite, quando os bares estavam abertos, a solução encontrada foi fechar os bares às 18h.

E fechando mais cedo, os comerciant­es deixam de faturar. “Não tem quem olhe por nós. Eu sou um dos mais prejudicad­os porque antes eu colocava música ao vivo e o bar ia até de madrugada. Hoje, se eu fizer isso, corro o risco de ter uma carnificin­a aqui dentro. Prefiro atrasar minhas contas do que perder vidas, inclusive a minha ”, disse o dono de um bar.

As pichações com iniciais ou frases das facções estão espalhadas nas paredes de casas, estabeleci­mentos comerciais, prédios públicos, como escolas. Além disso, Saubara tem a sua “Faixa de Gaza”. É a localidade de Pedras Altas – entre Cabuçu e Bom Jesus dos Pobres.

Na Rua das Pedras Altas, cerca de 30 casas estão abandonada­s. “Eram famílias que deixaram tudo para trás porque viviam num fogo cruzado. Os tiroteios são constantes e os moradores não aguentavam”, disse um caseiro de Bom Jesus dos Pobres.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil