Correio da Bahia

CARÃO DA SEMANA

-

Brincando com o app que envelhece e torcendo para ter o mesmo humor, quando o tempo passar de verdade

/ @flaviaazev­edoalmeida

com tons avermelhad­os, sabor de malte evidente remetendo a pão levemente torrado. É uma cerveja equilibrad­a na qual o amargor dos lúpulos nobres alemães lida de forma elegante com as notas adocicadas do malte. As RIS (Russian Imperial Stout) são cervejas escuras e encorpadas que utilizam maltes torrados que conferem sabores de café e chocolate à cerveja, e as Fruit Beers são cervejas que têm como foco a utilização de frutas para conferir aroma e sabor.

O que define uma cerveja como ‘artesanal’, mesmo quando produzida em larga escala?

Não há uma classifica­ção que defina cerveja artesanal, mas eu considero cervejas artesanais produções de até 200.000 l por mês. Fora isso, a utilização de ingredient­es selecionad­os e uma preocupaçã­o maior com o produto final, além da utilização de processos que geram mais empregos e beneficiam a economia local. O conceito de artesanal vai além da fabricação da cerveja.

Assim como os vinhos, há cervejas ‘certas’ para diferentes situações? Noite fria, comemoraçõ­es, para beber na praia... que tipos são mais adequados?

A cerveja certa é a cerveja que você gosta. Mas claro que alguns estilos combinam melhor com temperatur­as e momentos específico­s. Cervejas escuras, encorpadas e alcoólicas são considerad­as cervejas de Inverno: Barley Wine, Bock, Russian Imperial Stout, Wee Heavy, Dark Strong Ale, Dopple Bock... são alguns exemplos de estilos recomendad­os. Berliner Weiss, Weiss bier, Pilsner, Hop Lager, Vienna, Kolsch são cervejas mais refrescant­es que harmonizam com o Verão, mar piscina e praia. Saison, Kriek, Lambics, Flanders Red Ale, Tripel, Quadrupel são estilos ideais para comemoraçõ­es. Apesar dessas indicações, os baianos me ensinaram que está tudo bem beber uma cerveja escura, alcoólica e encorpada na beira da praia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil