Correio da Bahia

CARRO FISCALIZA QUEM NÃO PAGA ZONA AZUL

-

TESTE Está circulando em Salvador uma nova tecnologia que pretende flagrar condutores que param nas vagas de Zona Azul sem pagar os R$ 3 por duas horas de estacionam­ento. Trata-se do Scancar, uma espécie de fiscal dos infratores que está em teste na capital e promete auxiliar o trabalho dos agentes de trânsito.

Com 20 câmeras com infraverme­lho, GPS, conexão 4G e antenas, a empresa de engenharia Egis Parking transforma um carro de passeio em um fiscal de trânsito capaz de verificar a irregulari­dade.

Até agora, a possibilid­ade de colocar o Scancar para aplicar multas ainda é incerta, já que a Transalvad­or só vai decidir sobre a inclusão da tecnologia na rotina de trabalho após os testes, que devem acabar no final de setembro.

“O carro consegue fiscalizar mais do que um agente. Tem os guardadore­s clandestin­os, que ficam parados e extorquind­o as pessoas. Com o equipament­o, aumenta a respeitabi­lidade do usuário para a Zona Azul e desestimul­a o cartelinha clandestin­o. Se o motorista paga a tarifa, acaba eliminando esse problema”, pontuou o superinten­dente da Transalvad­or, Fabrizzio Müller.

Quem estaciona na Zona Azul sem pagar ou excede o tempo da cartela recebe multa grave: soma cinco pontos na carteira e ainda tem que pagar R$ 195,23. De janeiro a julho de 2019, foram emitidas 19.795 penalidade­s do tipo na capital.

 ?? MARINA SILVA ?? ‘Scancar’ tem câmeras com infraverme­lho, GPS, 4G e antenas
MARINA SILVA ‘Scancar’ tem câmeras com infraverme­lho, GPS, 4G e antenas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil