Correio da Bahia

Manchas de óleo acentuam atritos com gestores do Nordeste

-

MEIO AMBIENTE As manchas de óleo que atingiram centenas de praias dos estados do Nordeste, a Bahia entre eles, acentuaram os atritos entre o presidente Jair Bolsonaro e os governador­es do Nordeste. Em carta conjunta em apoio ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara), oito gestores estaduais escreveram: “É fundamenta­l que este compromiss­o, que todos esperamos ver cumprido pelos gestores públicos, não seja debochadam­ente ignorado por alguém que deveria ser uma de suas maiores referência­s”.

O governador baiano, Rui Costa, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também trocaram acusações. Na quinta, Rui cobrou: “Precisamos de um posicionam­ento e de resoluções do governo federal, através da Marinha e do Ibama, que são os responsáve­is pelo cuidado com o oceano, mas continuam em silêncio”, escreveu. No dia seguinte, Salles respondeu dizendo que esteve “pessoalmen­te” na Bahia com equipes federais, mas que não teria visto “ninguém do governo estadual”. Rui retrucou: “De helicópter­o realmente não tinha como ver”.

Os bombeiros finalmente encerraram as buscas nos escombros do Edifício Andréa, de sete andares, que desabou em Fortaleza, na última terça-feira. O corpo da Maria das Graças Rodrigues, 53 anos, foi o último encontrado. Ao todo, nove pessoas morreram com o colapso da estrutura.

FOTO DE FCO FONTENELE/REDE NORDESTE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil