Correio da Bahia

Manchas de óleo são vistas em praias do sul do estado

-

AVANÇO Manchas de óleo foram avistadas em Itacaré, no sul do Estado. Os moradores da região gravaram um vídeo, divulgado ontem, que mostra os resíduos na areia da praia de Itacarezin­ho. O Inema afirmou ter recebido a informação, mas que vai enviar, hoje, uma equipe para vistoriar a área e verificar se o petróleo cru realmente atingiu o local.

Em Salvador, voluntário­s se uniram novamente para ajudar na limpeza das praias, entre elas a da Pituba, da Pedra do Sal, em Itapuã, Ipitanga, Corsário e Vilas do Atlântico.

Um balanço da prefeitura aponta que foram retiradas 97,5 toneladas de óleo pela Limpurb em 15 praias da capital e região metropolit­ana, sendo 6,6 toneladas somente ontem. Mais de 400 agentes estão envolvidos na operação.

A praia da Pedra do Sal será alvo, hoje, novamente de uma ação dos moradores, a partir das 8h, com saída do Farol de Itapuã. Um dos participan­tes, o educador ambiental e empreended­or consciente da região de Itapuã/Stella

Maris, Thiago Siqueira, dá orientaçõe­s para quem quer participar das ações voluntária­s de limpeza: “A gente sempre orienta que compareçam ao local com itens como carrinho de mão, pá e balde, e devidament­e protegidos para que o óleo ou o vapor não entre em contato com a pele, nariz e olhos. É preciso ficar atento também ao movimento da maré, pois a limpeza só pode ser feita na maré baixa”.

Em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, um filhote de tartaruga foi encontrado morto na manhã de ontem, na região da Barraca Buraco da Velha, na Rua Praia de Grumari. O animal estava coberto de óleo. De acordo com o Projeto Tamar, foram registrado­s outros 10 filhotes de tartarugas mortos e dois resgatados com vida em áreas monitorada­s.

Onde não tem óleo, como na praia do Porto da Barra, na capital baiana, ficou lotado. A farmacêuti­ca Léa Assis, 50, ia para Piatã, mas não quis arriscar. “Eu saí de casa e não vou voltar sem tomar um banho de mar.”

Não é muito, mas estamos fazendo a nossa parte Cândida Specht Designer que foi à Pituba com o marido, Mateus Requião, ajudar na limpeza

Eu vim para ver se a situação está melhor. Estou procurando uma praia que esteja boa para nadar. Eu saí de casa e não vou voltar sem tomar um banho de mar Léa Assis Farmacêuti­ca que foi ontem ao Porto da Barra depois de desistir de pegar uma praia em Piatã

 ?? MARINA SILVA ?? A americana Catharine Friedlaend­er usa uma peneira para separar o óleo da areia, na praia da Pituba
MARINA SILVA A americana Catharine Friedlaend­er usa uma peneira para separar o óleo da areia, na praia da Pituba
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil