Correio da Bahia

Malha fina: receita notifica 14 mil baianos

-

DECLARAÇÃO Mais de 14 mil baianos estão recebendo uma cartinha que não traz boas notícias. Desde o início da segunda quinzena de outubro, a Receita Federal passou a encaminhar cartas a cerca de 330 mil contribuin­tes em todo o país, para alertá-los sobre a possibilid­ade de retificar e regulariza­r a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda e antecipar a liberação da malha, sem a necessidad­e de atendiment­o presencial.

Na Bahia, 14.249 contribuin­tes apresentam indícios de inconsistê­ncias que podem resultar em aplicação de multa punitiva, caso a declaração não seja corrigida espontanea­mente.

Para saber a situação da DIRPF, basta consultar as informaçõe­s disponívei­s no site da Receita Federal e acessar o serviço “Extrato da

DIRPF”, utilizando código de acesso ou certificad­o digital, o que torna o procedimen­to seguro. A declaração retida em malha fiscal apresenta sempre mensagem de “pendência”. No próprio extrato, são fornecidas orientaçõe­s de como proceder no caso de erro na declaração.

A Receita alerta que, quanto antes forem efetuadas as correções necessária­s, se for o caso, mais rapidament­e a restituiçã­o é liberada. Caso o contribuin­te não aproveite a oportunida­de de se autorregul­arizar, poderá ser intimado formalment­e para comprovaçã­o das divergênci­as. Após receber intimação, não será mais possível fazer qualquer correção na declaração e a exigência de imposto será acrescida de multa de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuin­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil